Inovação e Tecnologia

Computadores com sistema operativo Google

NULL
Versão para impressão
Os primeiros computadores com sistema operativo do Google chegam ao mercado a 15 de junho. O sistema operativo Chrome funciona unicamente com aplicações online em vez de exigir a instalação de software diretamente nos computadores.

O anúncio foi feito esta quarta-feira durante a conferência I/O, o evento do Google dirigido a quem desenvolve produtos com as plataformas da empresa.

Numa primeira fase, os novos computadores apenas vão estar disponíveis em sete países (EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Holanda, Itália e Espanha), entre os quais ainda não está Portugal. Mas de acordo com o anúncio publicado no blogue oficial o novo produto estará disponível em mais países nos próximos meses.

Os computadores serão comercializados pelo valor de 244 euros e podem ser encomendados através da Amazon. A Acer e a Samsung são os responsáveis pelo lançamento de dois modelos, denominados Chromebooks.

Os Chromebooks possuem ecrãs de 12 polegadas e estão concebidos para uma ligação permanente à internet. Opcional será a possibilidade de ligação a redes 3G.

Outra das características é uma bateria de longa duração em que o modelo da Samsung aponta para as 8,5 horas de uso contínuo e o da Acer para as seis horas. Todos os programas são aplicações na Web semelhantes ao Gmail e aos GoogleDocs.

Ficheiros e aplicações online

Os modelos Chrome têm por base o browser do Google e não permitem instalar aplicações. Em vez de armazenar os dados num disco rígido local, os ficheiros ficarão armazenados na internet.

O novo computador com sistema operativo Google só precisa de oito segundos para que os aparelhos estejam ligados e prontos a ser utilizados permitindo que utilizadores tenham acesso quase imediato aos ficheiros online.

Os computadores já têm dispositivos de segurança instalados, não sendo necessário antivírus. O sistema operativo é atualizado automaticamente, sem perguntas feitas ao utilizador.

Clique AQUI para saber mais ou encomendar estes computadores.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório