Sociedade

Comida: Lisboa quer ser primeira cidade sem desperdício

O movimento Zero Desperdício quer transformar Lisboa na primeira cidade do mundo que não deita para o lixo comida em bom estado. Esta quarta-feira, dia em que comemora dois anos de existência, o movimento assinou um acordo de expansão com a autarquia
Versão para impressão
O movimento Zero Desperdício quer transformar Lisboa na primeira cidade do mundo que não deita para o lixo comida em bom estado. Esta quarta-feira, dia em que comemorou dois anos de existência, o movimento assinou um acordo de expansão com a autarquia e a Gulbenkian que vai tornar este objetivo mais real.
 
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, o movimento explica que, com este protocolo, o Município de Lisboa compromete-se a promover ativamente a expansão do movimento Zero Desperdício nas instituições, entidades e empresas com as quais desenvolve parcerias nas áreas sociais, económicas, institucionais e outras.
 
No âmbito do mesmo protocolo, a Fundação Calouste Gulbenkian apoiará o alargamento do projeto Zero Desperdício a todas as freguesias de Lisboa e aos municípios da Área Metropolitana de Lisboa que quiserem aderir, através da atribuição de um subsídio ao movimento.
 
Mais de 900 mil refeições recuperadas desde 2012

O movimento Zero desperdício, da associação Dar i Acordar, tem como objetivo o aproveitamento das sobras alimentares que se encontram em perfeitas condições para consumo, junto das entidades públicas e privadas, com a finalidade de evitar o desperdício e, simultaneamente, contribuir para combater carências sociais.

Desde que foi fundado, o movimento já recuperou mais 900.000 refeições em quatro concelhos: Lisboa, Loures, Cascais e Sintra. Neste momento, o Zero desperdício conta já com 100 entidades doadoras, ajudando mais de 7.300 pessoas e contando com cerca de 250 voluntários.

Notícia sugerida por Patrícia Guedes

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub