Saúde

Comer peixe beneficia saúde oral

Um estudo realizado por investigadores da Universidade de Harvard (EUA) revela que uma dieta rica em ómega 3 - substância que abunda em alguns peixes, maricos e frutos secos - tem um impacto positivo na saúde oral, prevenindo e tratando eficazme
Versão para impressão
Um estudo realizado por investigadores da Universidade de Harvard (EUA) revela que uma dieta rica em ómega 3 – substância que abunda em alguns peixes, maricos e frutos secos – tem um impacto positivo na saúde oral, prevenindo e tratando eficazmente doenças inflamatórias como a periodontite.

“O tratamento convencional da doença periodontal [que atinge os tecidos de suporte do dente, a gengiva e o osso e os ligamentos] envolve sobretudo a limpeza e a administração de antibióticos. Portanto, a terapia dietética, se for eficaz, pode ser um método mais barato e seguro para a sua prevenção e tratamento”, frisa Asghar Naqvi, um dos investigadores envolvidos no estudo, citado pelo portal Ciência Hoje.

Neste estudo participaram nove mil adultos que foram submetidos a testes no dentista e responderam a inquéritos sobre os seus hábitos alimentares e estilo de vida. O cruzamento de dados permitiu verificar que “o consumo de ómega 3 estava inversamente relacionado com a periodontite na população norte-americana”.

Do total de participantes, 8% tinham esta doença. No entanto, a análise dos dados mostrou que “havia uma redução de aproximadamente 20% na prevalência da doença entre aqueles que comiam mais alimentos ricos em ómega 3”, refere o estudo.
 
Além disso, os investigadores acreditam que a ingestão frequente de ómega 3 tenha também o mesmo impacto positivo noutras doenças crónicas associadas a inflamações bucais.

O estudo será publicado na edição de novembro da publicação Journal of the American Dietetic Association, adianta o jornal “The Harvard Crimson”, que é desenvolvido por alunos daquela univerisdade norte-americana.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório