Saúde

Comer em pratos vermelhos ajuda a reduzir o apetite

Comer em pratos vermelhos ajuda a reduzir o apetite, diz uma equipa de investigadores italianos. O estudo levado a cabo pela Universidade de Parma analisou o comportamento de 240 pessoas diante de pratos de diferentes cores e concluiu que o vermelho
Versão para impressão
Comer em pratos vermelhos ajuda a reduzir o apetite, diz uma equipa de investigadores italianos. O estudo levado a cabo pela Universidade de Parma analisou o comportamento de 240 pessoas diante de pratos de diferentes cores e concluiu que o vermelho é a melhor cor para quem quiser controlar as quantidades de comida ingerida. 
 
Com o objetivo de perceber, afinal, qual o efeito da cor dos pratos no comportamento de cada um à mesa e na perda de peso, um grupo de psicólogos da Universidade de Parma, em Itália, avaliou a reação de mais de duzentas pessoas perante tentações como pipocas e chocolate em pratos vermelhos, azuis e brancos. 
 
Realizado por Nicola Bruno e coordenado por Claudio Orleari, o estudo deu conta de que as pessoas consumiam menos quantidades quando as iguarias eram servidas em recipientes vermelhos.
 
“Quisemos ir mais além e saber se o efeito se restringia a produtos alimentares ou a outros tipos de consumíveis”, refere a especialista em psicologia cognitiva, citada pela CNN. Como tal, o estudo abrangeu também creme de mãos, servido em recipientes encarnados. Também aí o consumo se revelou mais reduzido do que em recipientes azuis ou brancos.
 
Feitos vários testes, concluiu-se que o efeito da cor vermelha não se relaciona com o contraste cromático entre os produtos, nem ao grau de apreciação de cada um para com os mesmos. “Mesmo não estando claro qual o motivo que faz com que o vermelho nos reduza o apetite, estes resultados vão servir de base para investigações futuras e contribuir para a buscar pela explicação certa”, referem os especialistas.
 
Por isso mesmo, numa época onde a probabilidade de cair em excessos é ainda maior, a sugestão é servir as iguarias natalícias em pratos da cor da época, ou seja, vermelhos, uma vez que os mesmos ajudam a reduzir o apetite e a controlar as quantidades ingeridas por cada um.

Notícia sugerida por Cristina Rocha

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub