Saúde

Comemorações do Dia Mundial da Saúde

A propósito da comemoração do Dia Mundial da Saúde sob o tema do urbanismo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) promove a iniciativa 1000 cidades, 1000 vidas. Montijo, Oeiras, Seixal e Viana do Castelo, as cidades portuguesas distingu
Versão para impressão
A propósito da comemoração do Dia Mundial da Saúde, a 7 de abril, sob o tema do urbanismo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) promove a iniciativa “1000 cidades, 1000 vidas”. Montijo, Oeiras, Seixal e Viana do Castelo, as cidades portuguesas distinguidas pelo selo de qualidade “saudável” da OMS, também assinalam a ocasião.

A OMS considera o urbanismo como um desafio à saúde pública, na medida em que afeta políticas ambientais e de acessibilidade a diversos serviços. O planeamento urbanístico é, portanto, valorizado pela OMS como potencial arma de combate às desigualdades sociais nos meios urbanos e como mecanismo de promoção do desenvolvimento das redes de transportes e de acessibilidade dos cidadãos de todas as idades aos serviços de cada cidade.

O projeto “Tu Kontas” é a aposta do município do Montijo para comemorar a efeméride juntos das crianças e jovens, através de um passeio fotográfico para o registo do estado de conservação urbanístico e ambiental da cidade. O objetivo final da iniciativa é levar os jovens participantes a propor alternativas que se traduzam em boas práticas para a preservação ambiental e do património urbanístico, numa carta endereçada à presidente da autarquia.

Viana do Castelo, que integra a Rede Europeia de Cidades Saudáveis da OMS desde 2003, apresenta um programa (consulte-o aqui) que contempla uma visita guiada ao Jardim Público da cidade, uma caminhada e um workshop subordinado ao tema “Mobilidade Sustentável”. 

Os municípios do Seixal e de Oeiras têm também programas de atividades abertos a todos os residentes, com vista a promover o valor do partimónio urbanístico e paisagístico.

Em todo o país, a data é ainda marcada pela realização de rastreios à tensão arterial, colestrol, acuidade visual e auditiva e HIV/SIDA. e outras atividades como conferências e palestras.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório