Cultura

Comédia franco-portuguesa faz sucesso em França

A comédia franco-portuguesa "A gaiola dourada", que retrata a história da emigração portuguesa em França já atraiu cerca de 300 mil espetadores, nesta primeira semana de exibição.
Versão para impressão
O filme “A Gaiola Dourada”, uma comédia franco-portuguesa que retrata a história da emigração portuguesa em França, já atraiu cerca de 300 mil espetadores, nesta primeira semana de exibição.

Esta comédia tem sido elogiada pela crítica francesa, que destaca “o humor, a sinceridade e a humanidade” da história de uma família portuguesa emigrante em Paris, e, mais do que franceses, tem atraído a comunidade portuguesa residente em França (1,5 milhões de portugueses e franco-portugueses).

O filme realizado pelo luso-francês Ruben Alves conta com Rita Blanco, Joaquim de Almeida, Chantal Lauby e Roland Giraud nos principais papéis e levou aos cinemas franceses cerca de 40 mil espetadores por dia durante esta semana, avançou o jornal Expresso.

Em declarações recentes à Lusa, o realizador Ruben Alves – filho de uma porteira e de um pedreiro portugueses – disse que partiu do seu percurso pessoal para realizar esta sua primeira longa-metragem, que resulta de “30 anos de observação” dos pais e familiares que o rodearam.

Ruben Alves acrescentou que “Portugal é muito bem representado em França”, mas que os franceses não conhecem bem os portugueses. Assim, através deste filme, Ruben tenta que “que os franceses saibam quem somos nós, os portugueses” e, pretende, sobretudo, “homenagear estas pessoas todas que fugiram do país, foram trabalhar para fora e lutar pela vida”.

“A Gaiola Dourada”, que estreou em França no dia 24 de Abril, retrata a vida de um casal de emigrantes portugueses (ela porteira e ele trabalhador da construção civil) que vive em França há 30 anos e que regressa a Portugal, por ter recebido de herança uma grande casa no Douro.

A Quinta dos Malvedos, em Alijó, e as encostas do rio Douro foram os principais locais onde as cenas portuguesas do filme foram rodadas. Prevê-se que “A Gaiola Dourada” esteja em exibição nos cinemas portugueses a partir do dia 1 de Agosto.

Notícia sugerida por Elsa Martins

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub