Cultura

Comboio da Família Real Portuguesa restaurado

O comboio da família real portuguesa esteve em trabalhos de conservação e restauro para reaver o "glamour" dos tempos em que nele viajavam D. Luís, D. Maria e o herdeiro do trono D. Carlos. O conjunto de três carruagens vai agora a caminho dos Países
Versão para impressão
[foto: RTP]

O comboio da família real portuguesa esteve em trabalhos de
conservação e restauro para reaver o “glamour” dos tempos em que nele
viajavam D. Luís, D. Maria e o herdeiro do trono D. Carlos. O conjunto
de três carruagens vai agora a caminho dos Países Baixos onde vai
figurar numa exposição internacional em Utreque, na Holanda de 14 de
Abril a 10 de Setembro, depois de ter estado em exposição no Museu
Nacional Ferroviário, no Entroncamento.

O Comboio Real português – Locomotiva D. Luiz, Salão D. Maria Pia e Carruagem do Príncipe é simbólico já que representa a família real, ou seja, pai, mãe e filho. A composição despertou o interesse dos responsáveis pela exposição “Royal Class, Regal journeys” do Spoorwegmuseum, o museu ferroviário holandês, que prevê uma média de 250 mil visitantes dos Países Baixos e de toda a Europa.,

“Inicialmente pensavam pedir-nos apenas esta carruagem, mas quando viram o comboio completo mudaram de ideias e decidiram levar toda a composição”, contou ao PÚBLICO Jorge Custódio, diretor do Museu Nacional Ferroviário.

O responsável revela ainda que o que deslumbrou os responsáveis da exposição foi a existência de tracção, a própria locomotiva D. Luiz, e a relação muito própria entre esta e as carruagens D. Maria Pia e do príncipe, ou seja, pai, mãe e filho.

 A carruagem D. Maria Pia terá sido oferecida pelo rei de Itália, Vítor Emanuel, à sua filha em 1862, como dote de casamento. A locomotiva D.Luiz é também uma peça única e ganhou a medalha de ouro na exposição Internacional de Londres, em plena Revolução Industrial.

Na exposição haverá apenas dois comboios reais completos em exposição, o português e o holandês da rainha Juliana e do príncipe consorte Bernhard. A exposição “Royal Class, Regal Journeys” pretende mostrar o mais importante património ferroviário real e imperial europeu e integra-se na preparação da coroação do novo rei Willem-Alexander dos Países Baixos, que sucederá à rainha Beatriz.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório