Inovação e Tecnologia

Comando dá mais autonomia a deficientes e idosos

Investigadores europeus desenvolveram o i2home, um sistema que permite que os idosos e os portadores de necessidades especiais controlem à distância diversos equipamentos do lar, utilizando o telemóvel ou um comando universal especificamente desenhad
Versão para impressão
Investigadores europeus desenvolveram o i2home, um sistema que permite que os idosos e os portadores de necessidades especiais controlem à distância diversos equipamentos do lar, utilizando o telemóvel ou um comando universal especificamente desenhado para o efeito.

Financiado com 2,7 milhões de euros da verba da União Europa, o sistema baseia-se num interface simples, para que possa ser utilizado mesmo por aqueles que não têm grandes conhecimentos técnicos, como é o caso de muitos idosos.

Servindo-se de um comando à distância universal, telemóvel e computador, o utilizador pode controlar a iluminação, o televisor e o leitor de DVD, o ar condicionado, o sistema de calefação e outros aparelhos domésticos.

Concebido também a pensar em pacientes de Alzheimer, o sistema lança alertas sempre que é registada uma situação irregular – uma torneira aberta, uma luz deixada acesa, entre outras. No caso dos invisuais, os controlos visuais são substituídos por uma interface de voz.

Por isso, o vice-presidente da Comissão e responsável pela Agenda Digital, Neelie Kroes, destacou que o projeto “pode facilitar a vida de todos os cidadãos da União”, e em particular, “os idosos, os deficientes físicos e as pessoas com dificuldade visual”.

A equipa de investigação do i2home inclui investigadores portugueses da empresa de engenharia de software Meticlube, especialista em sistemas de informação, comunicação e multimédia.

Saiba mais no site oficial do projeto i2home.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub