Saúde

Coluna: Sistema de cirurgia inovador chega a Portugal

A SANFIL, unidade de saúde da zona Centro, adquiriu um dos sistemas de imagem intraoperatória mais avançados do mundo.
Versão para impressão
A SANFIL, unidade de saúde da zona Centro, adquiriu um dos sistemas de imagem intraoperatória mais avançados do mundo. O O-arm, utilizado no tratamento cirúrgico à coluna, fornece imagens intraoperatórias multidimensionais completas enquanto o doente está no bloco operatório.

Através deste sistema (que fornece imagens 3-D em tempo real e vários planos, imagens em 2-D e imagens por fluoroscopia), os neurocirurgiões e ortopedistas podem visualizar em tempo real a anatomia do doente na posição cirúrgica, monitorizar a cirurgia e verificar as alterações anatómicas do doente em imagens volumétricas em 3D no final da intervenção. 
 

“Até ao momento só era possível obter imagens multidimensionais completas dos pacientes antes e após cirurgia. O O-arm® é o primeiro sistema que fornece imagens durante o procedimento cirúrgico”, revela António Peliz, médico neurocirurgião da SANFIL, em comunicado enviado ao Boas Notícias.

O sistema O-arm permite recolher, em poucos segundos, imagens volumétricas em 2-D ou 3-D e está desenvolvido especificamente para ser utilizado por cirurgiões em blocos operatórios, enquanto fornece imagens de qualidade superior à oferecida nos sistemas fixos de tomografia computadorizada. 
 

Os recursos eletromecânicos permitem o posicionamento repetitivo do pórtico entre os disparos de imagem e uma localização discreta que permite o acesso sem restrições ao paciente.

Luís Teixeira, médico ortopedista e responsável da Unidade de Coluna da SANFIL, explica que “graças a este sistema as intervenções são feitas com os mais elevados níveis de segurança, menor tempo operatório e em conjugação com procedimentos menos invasivos”, pelo que “os tempos de recuperação dos doentes são mais rápidos e obtêm-se melhores resultados.” 

 

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub