Cultura

Colher.net: Um mural do design gráfico nacional

Tem apenas 19 anos mas já aposta, como poucos, na qualidade da criatividade "made in Portugal". Eurico Sá Fernandes é o criador do colher.net, uma plataforma digital onde se divulga o melhor do design nacional, uma área onde ele próprio dá cartas: a
Versão para impressão
Tem apenas 19 anos mas já aposta, como poucos, na qualidade da criatividade “made in Portugal”. Eurico Sá Fernandes é o criador do colher.net, uma plataforma digital onde se divulga o melhor do design nacional, uma área onde ele próprio dá cartas: a sua arte já foi publicada nas revistas internacionais Computer Arts UK e Chew Magazine.

“O Colher surgiu pela vontade de criar um livro sobre o design gráfico português”, conta ao Boas Notícias o criador deste projeto, natural da Maia (Porto). Mas, até lá, o recurso à Internet tem sido fundamental para o desenvolvimento de um diretório de artistas e portfólios de qualidade – que é, aliás, o principal e único critério válido para a promoção de qualquer trabalho.

“Acho que o Colher tem contribuído para que os portugueses percebam que temos muito bom design gráfico no país e que está cada vez melhor”, refere Eurico. Contudo, apesar de ter começado a promover um grupo restrito de criativos, a plataforma expõe também o design de estrangeiros que residem em Portugal, incluindo estudantes do programa Erasmus.

Essa é, aliás, uma das estratégias postas em prática para internacionalizar o projeto, bem como a escolha do inglês na comunicação de todos os conteúdos do site. Até agora, tem dado frutos: o Colher já mereceu destaque em diversos blogues da área de inspiração internacional (entre eles o ffound e o we love typography).

Embora haja mais projetos do género, o Colher distingue-se dos restantes ao divulgar, diariamente, um artista diferente, focando-se não só na exposição dos designs, mas também nas suas ambições, referências e marcas de originalidade. Em paralelo funciona ainda um blogue, onde são divulgados eventos na área do design – exposições, concursos e novidades relacionadas com o próprio site.

Eurico Sá Fernandes espera agora expandir os seus horizontes. Recentemente mudou-se para o Reino Unido, onde ingressou na London College of Communication, e procura também novos membros para a equipa do Colher, para enriquecer o projeto com a sua experiência.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório