Cultura

Colecionador doa 10 mil brinquedos para museu

NULL
Versão para impressão
Foi nos anos 60, quando tinha 12 anos, que Octávio Neves, funcionário da Marinha Mercante, começou uma coleção de brinquedos, atualmente com um espólio de 10 mil peças. Este mês, Octávio Neves, decidiu ceder todos os brinquedos à Câmara Municipal de Torres Vedras com o objetivo de ajudar a criar um museu.

Este colecionador aproveitou as viagens da sua profissão para visitar museus e lojas de brinquedos em todo o mundo. Foi colecionando peça atrás de peças, tendo reunido um espólio de 10 mil brinquedos, segundo avança o jornal local de Torres Vedras, Badaladas.

Em todos os sítios por onde foi passando, Octávio foi testemunha do bem-estar emocional que as exposições de brinquedos proporcionam aos visitantes. “Comecei a apreciar e a valorizar as expressões das pessoas”, sublinhou o colecionador ao Badaladas.

Aos poucos, Octávio Neves começou a sonhar em colocar a sua coleção num museu, onde pudesse ser perpetuada no tempo e na memória, até porque o espaço na sua própria casa começava a encurtar.

Resolveu, agora, ceder o seu espólio à Câmara Municipal de Torres Vedras. E, para além de ajudar a criar um museu, Octávio quer também “contribuir para a criação de sorrisos”.

Na sua coleção existem brinquedos de vários países, de várias épocas e também algumas raridades. Para este colecionar “tanto tem valor um brinquedo de cinco euros como um de mil euros”, e até “há brinquedos baratos que são mais bonitos ou mais engraçados para brincar do que os caros”.

A primeira exposição

As primeiras peças vão estar em exposição já a partir de dia 14 novembro e até 31 de dezembro, numa primeira mostra a decorrer nos espaços da Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, Posto de Turismo, Mercado Municipal, Cine Treatro e Paços do Concelho, segundo o “Badaladas”.

O espaço terá visitas guiadas, com a participação do colecionador, e oficinas para a população escolar e grupos organizados. Outra atividade prevista será a criação de histórias a partir de brinquedos e a sua musicalização, com o objetivo de editar um livro/CD.

[Notícia sugerida por Margarida Reis]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório