Sociedade

Coimbra: Universidade distinguida com Cátedra da UNESCO

A UNESCO atribuiu uma Cátedra de Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável à Universidade de Coimbra. A distinção é resultado de uma exigente avaliação por peritos internacionais e expressa o reconhecimento da excelência do ensi
Versão para impressão
A UNESCO atribuiu uma Cátedra de Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável à Universidade de Coimbra. A distinção é resultado de uma exigente avaliação por peritos internacionais e expressa o reconhecimento da excelência do ensino e do trabalho científico desenvolvidos naquela instituição, no domínio da biodiversidade e ecologia.
 
Em comunicado à imprensa, a instituição revela que a “Cátedra UNESCO Biodiversity Safeguard for Sustainable Development (Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável) da Universidade de Coimbra” é a primeira atribuída pela UNESCO a Portugal, no domínio das Ciências Naturais. No mundo, são já cerca de 200 as existentes, atribuídas pela organização internacional. 
 
As Cátedras da UNESCO apostam na criação de centros de excelência destinados a estudos especializados e à investigação avançada com o apoio da comunidade internacional com o objetivo de promover e potenciar o desenvolvimento de programas de formação no ensino superior.
 
“A cátedra em Biodiversity Safeguard for Sustainable Development pretende, justamente, implementar e apoiar uma rede de investigadores e de instituições de ensino superior e I&D entre Portugal, Angola, Moçambique e outros países de língua portuguesa, nos domínios da biodiversidade, ecologia, conservação e utilização sustentável dos recursos biológicos”, revela a Vice-reitora da UC, Helena Freitas, que liderou o processo de candidatura.
 
Segundo a responsável, a Universidade de Coimbra “constitui já uma rede de cooperação académica e científica que irá representar um ponto fulcral de articulação destas prioridades no contexto dos países de língua oficial portuguesa, com especial ênfase no continente africano”.

“Neste momento, são já parceiros da Cátedra a Universidade Mandume Ya Ndemufayo, no Lubango, em Angola, e a Universidade Lúrio, em Nampula, Moçambique”, adianta.
 

A cerimónia de apresentação da primeira Cátedra UNESCO atribuída à Universidade de Coimbra decorre no próximo dia 4 de Fevereiro, pelas 12h, na Sala do Senado da Reitoria.

Notícia sugerida por Elsa Fonseca

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub