Sociedade

Coimbra: Universidade abre restaurante ‘low cost’

NULL
Versão para impressão

O preço dos menus varia entre os 1.40 e os 5.80 euros e oferecem refeições rápidas como pizzas e massas. Depois estar fechado durante mais de um ano, o antigo refeitório da Universidade de Coimbra voltou a abrir as portas numa versão ‘low cost’ que pretende angariar fundos para a instituição.
 
O Restaurante Monumentais, inaugurado esta segunda-feira, tem 120 lugares sentados e resulta da requalificação de um antigo refeitório universitário, encerrado desde fevereiro de 2010. O Objetivo do novo espaço é oferecer refeições alternativas, rápidas e ligeiras, a quem dedica pouco tempo ao ato de comer.
 
Com menus entre os 1.40 e os 5.80 euros, a Universidade de Coimbra espera gerar algumas receitas para ajudar nos custos de funcionamento da instituição que viu reduzidas em 7 milhões de euros as transferências do Orçamento do Estado.

Jorge Gouveia Monteiro, administrador dos Serviços de Ação Social da Universidade(SASUC), explicou à Lusa que o restaurante se destina a responder a “um segmento novo” identificado, procurando oferecer uma alternativa, e aumentar a afluência aos refeitórios universitários, que se situa em 2,5 refeições semanais por estudante.

O Restaurante Monumentais, a funcionar ininterruptamente das 12 às 22 horas, vai servir pizzas e pastas, e no futuro prevê ampliar a oferta para saladas, mas isso dependerá da resposta dos estudantes.

Jorge Gouveia Monteiro revelou que as bases das pizzas e a maioria das pastas serão confecionadas na padaria dos SASUC, que já abastecem de pão os 11 refeitórios e três bares que têm em funcionamento.

A requalificação da sala e o equipamento do restaurante custou aos SASUC cerca de 100 mil euros, e para funcionar recorre a quatro funcionários e seis estudantes trabalhadores a meio tempo.

Os SASUC servem nos seus refeitórios cerca de seis mil refeições por dia, que totalizam 1,5 milhões durante um ano.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório