Saúde

Coimbra retoma transplantes hepáticos infantis

O programa de transplantes hepáticos infantis do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) vai ser retomado. As consultas começam este mês.
Versão para impressão
O programa de transplantes hepáticos infantis do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) vai ser retomado e as intervenções devem ter início a partir de 15 de Março, anunciou esta terça-feira o Ministério da Saúde. 
 
Em nota de imprensa, o gabinete do ministro da Saúde adiantou que as consultas de avaliação de crianças candidatas a transplantes de fígado deverão começar a 6 de Fevereiro e, no próximo mês, prevê-se que estejam reunidas todas as condições para voltar a realizar as operações em questão.  
 
Além disso, o Governo estará também a estudar a possibilidade de criar outro centro de transplantação hepática infantil em Portugal. No entanto, o Ministério da Saúde alertou para a necessidade de existência de cautelas em relação a essa hipótese.
 
“A eventualidade de poder haver um segundo centro está dependente da avaliação que incidirá sobre a casuística existente e focada no primado da concentração de experiências e de respostas baseadas em equipas compostas por pessoas intersubstituíveis de forma a evitar riscos de quebra na produção cirúrgica”, sublinharam os responsáveis.
 
Na mesma nota, o Ministério frisou que sempre foi dito “que a transferência de crianças, com indicação para transplantação hepática, para um centro em Espanha era uma situação provisória”. A intenção de retomar as cirurgias tinha sido dada a conhecer em Dezembro, conforme noticiou à data o Boas Notícias, e o reinício está agora mais perto. 
 
A interrupção da realização dos transplantes prolonga-se desde Julho do ano passado, quando os Hospitais da Universidade de Coimbra perderam o único cirurgião com competências para o procedimento. A partir desse momento, Portugal passou a encaminhar para o país vizinho as crianças a necessitar de transplante hepático. 

[Notícia sugerida por Raquel Baêta e Vítor Fernandes]

 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório