Sociedade

Coimbra: Novo mapa facilita utilização de autocarros

O projeto Improve Coimbra pretende lançar em Janeiro, pela mão do designer Henrique Macedo, um mapa que simplifique o uso de autocarros na cidade.
Versão para impressão
Em breve, vai ser mais fácil perceber os trajetos dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC). O projeto Improve Coimbra pretende lançar em Janeiro, pela mão do designer Henrique Macedo, um mapa que simplifique o uso de autocarros na cidade.
 
O encontro mensal “Improve Coimbra” é uma iniciativa, criada em Janeiro de 2013, que tem por objetivo melhorar a cidade através do debate de ideias de baixo custo aberto a todos os cidadãos.
 
Foi numa dessas discussões que o grupo decidiu avançar com um mapa, que foi desenvolvido ao longo de três meses, que se destina a turistas, estudantes, estrangeiros ou cidadãos de Coimbra que não tenham o hábito de utilizar o autocarro dentro da cidade.
 
Henrique Macedo, designer e participante do Improve Coimbra, foi quem teve a ideia de criar um mapa para autocarros “com uma linguagem mais universal”, disse à agência Lusa, para promover a utilização daquele meio de transporte. 
 
A ideia surgiu-lhe porque lhe fazia “confusão” toda a informação e nomes desconhecidos que encontrava nos horários da paragem dos autocarros de que estava à espera.
 
O projeto – inspirado nos mapas do metro de Madrid, Londres e Paris – terá seis linhas dos SMTUC, que, de acordo com o designer, foram escolhidas através de um software desenvolvido por Miguel Laginha, na plataforma “Open Stop Transport”.
 
Para Henrique Macedo o importante era descobrir quais as linhas “conseguiam abranger quase todos os pontos de interesse” da cidade e que tinham uma maior frequência.
 
Ao cruzar informação, descobriu seis linhas com “no mínimo, três autocarros por hora de maneira a se evitar utilizar um horário. As linhas que constituem este mapa são, a 5, 7, 14, 24, 34 e 38.
 
Segundo Henrique Macedo, o Improve Coimbra pretende agora criar mapas de bolso. Há ainda a possibilidade de afixar os mapas nas paragens de autocarro em parceria com a Turismo de Coimbra e com os SMTUC.
 

 
 
 

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub