Inovação e Tecnologia

Coimbra já tem Internet sem fios gratuita

A partir da madrugada do dia 25 de Abril, a Câmara Municipal de Coimbra disponibilizou a a sua primeira rede wi-fi, denominada Coimbra+. A utilização desta rede permite o acesso gratuito à internet nos espaços públicos mais movimentados da cidade.
Versão para impressão

A partir da madrugada do dia 25 de Abril, a Câmara Municipal de Coimbra disponibilizou a a sua primeira rede wi-fi, denominada Coimbra+. A utilização desta rede permite o acesso gratuito à internet nos espaços públicos mais movimentados da cidade.

No passado dia 24 de Abril, Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal de Coimbra anunciou em conferência de imprensa que Coimbra já está equipada para oferecer gratuitamente internet.

“Num tempo em que as liberdades essenciais tantas vezes são atacadas, decidimos marcar esta data simbólica (25 de Abril) com a abertura deste serviço público à comunidade, uma data que corresponde ao ponto de viragem de uma ditadura e de um novo governo autoritário, para um processo de construção da liberdade e democracia”, salientou Manuel Machado, fazendo alusão à revolução do 25 de Abril.

A aquisição deste serviço por parte da “cidade dos estudantes” fará com que Coimbra se apresente como sendo um sítio mais moderno, cosmopolita e mais atrativo turisticamente, assim como mais plural e democrático, abrindo as suas portas à tecnologia.

Coimbra prentende “construir uma auto-estrada de comunicação na cidade, que está classificada como Património Mundial da Humanidade”, disse o autarca Manuel Machado.

24 pontos de acesso

No total existem 24 pontos de acesso, interiores e exteriores, espalhados por toda a cidade, garantindo que as áreas cobertas por este serviço são suficientemente amplas.

Parque Verde do Mondego e Parque Manuel Braga, eixo Portagem-Rua da Sofia, Avenida Sá da Bandeira, Praça da República, Complexo Olímpico das Piscinas Municipais, Pavilhão Municipal Mário Mexia e Casa da Cultura são alguns dos locais onde há wifi gratuito.

A autarquia refere que a rede Coimbra+ será ampliada e partilhada com outras redes, assim como outros sistemas já instalados na cidade estudantil, de forma a garantir a aproximação dos cidadãos através da comunicação web, sempre que esteja de acordo com as possiblidades técnicas e financeiras da Câmara Municipal.

O acesso à Coimbra+ é totalmente gratuito, estando só dependente de um registo a efetuar pelo utilizador, realizado a primeira vez em que se acede à rede, onde terá que aceitar os termos de condições de acesso para a sua própria proteção.

Notícia sugerida por Maria Pandina

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório