Saúde

Coimbra: doentes respiratórios voltam à vida ativa

Em março, o Centro Hospitalar de Coimbra (CHC) lançou um programa de reabilitação respiratória para os doentes crónicos que, apesar de medicados, tivessem dificuldade em realizar simples tarefas da vida diária. A iniciativa tem apresentado bons resul
Versão para impressão
Em março, o Centro Hospitalar de Coimbra (CHC) lançou um programa de reabilitação respiratória para os doentes crónicos que, apesar de medicados, tivessem dificuldade em realizar simples tarefas da vida diária. A iniciativa tem apresentado bons resultados e poderá expandir-se a outros serviços.

Segundo Joaquim Moita, médico pneumologista do CHC, os “doentes previamente confinados a casa, de onde apenas saíam para consultas ou hospitalizações, retomaram progressivamente a sua participação na vida social e profissional”, explica ao portal Ciência Hoje.

De facto, a maioria dos potenciais candidatos ao programa (80%) sofre de doença pulmonar obstrutiva crónica, mas há também outros com asma crónica, fibrose pulmonar, bronquiectasias ou sequelas de tuberculose pulmonar, condições clínicas que provocam cansaço grave, dificultando a realização de tarefas simples como comer ou fazer a higiene diária.

Este programa de tratamentos representa um investimento na ordem dos 150 mil euros em equipamento, financiado pela investigação clínica realizada pelo serviço de Pneumologia, que permitirá, em outubro deste ano, preparar a unidade de reabilitação do CHC para tratar 18 doentes em simultâneo, garante a coordenadora e médica pneumologista Cidália Rodrigues.

Os médicos esperam que, no futuro, possa vir a ser criada “uma grande unidade de reabilitação cardiorespiratória que envolva os serviços de Cardiologia e de Medicina Física e Reabilitação”.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório