Sociedade

Coimbra: Cirurgias ao sábado combatem listas de espera

Os Hospitais da Universidade de Coimbra vão passar a abrir os blocos operatórios do centro geral, nos Covões, aos sábados, para combater as listas de espera. A decisão foi do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
Versão para impressão
Os Hospitais da Universidade de Coimbra vão passar a abrir os blocos operatórios do centro geral, nos Covões, aos sábados, para combater as listas de espera. A decisão foi do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), que pretende dar resposta à crescente procura. 
 
O novo programa de intervenção visa a abertura, aos sábados, da Unidade de Cirurgia de Ambulatório (UCA) dos Covões, que permitirá, até ao final do ano, a realização de mais 300 cirurgias, nomeadamente a nível oftalmológico. Com início no passado dia 1 de Julho, o mesmo já possibilitou 228 intervenções cirúrgicas só neste dia da semana adicional.
 
Segundo fonte do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, citada pela Lusa, “em breve”, a cirurgia das cataratas será feita exclusivamente nesta unidade do Hospital Geral, nos Covões. Da mesma forma, todos os internamentos e cirurgias à retina passarão a ser feitos no polo do Hospital Universitário, na cidade. 
 
Anualmente, o serviço de oftalmologia dos HUC tem vindo a realizar mais de 85.000 consultas e de 13.000 cirurgias, sendo que 3.400 destas operações são dedicadas à remoção de cataratas. 
 
A fusão dos serviços de oftalmologia dos HUC e do Hospital Geral aconteceu em Julho, sendo que o novo centro oftalmológico se distingue pelos transplantes de córnea, tratamento de retinopatia diabética, cirurgia vítreo-retiniana, oncologia ocular, cirurgia implanto-refrativa e oftalmologia pediátrica.
 
No último ano, o Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra registou um aumento de mais de 15% na procura para oftalmologia, quer por doentes provenientes de fora da rede de diferenciação do CHUC, quer da região centro, quer de fora da região centro, de acordo com a fonte daquela instituição.
 

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub