Sociedade

Coimbra: 15 mil almoços saudáveis contra o cancro

Mais de 15.000 almoços saudáveis vão ser disponibilizados esta terça-feira em Coimbra, numa iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Versão para impressão
Mais de 15.000 almoços saudáveis vão ser disponibilizados esta terça-feira em Coimbra, numa iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC). “Um Almoço Saudável (para todos) em Coimbra” é o nome da campanha, cujo objetivo é sensibilizar a população para a importância de uma alimentação equilibrada, elemento fundamental na prevenção do cancro.
 
A ideia foi recebida com grande entusiasmo pela cidade e a adesão à proposta da LPCC está a ser “impressionante”, diz a organização. A campanha de almoços saudáveis vai contar com a participação de cantinas escolares de jardins de infância, escolas dos 1º, 2º e 3º ciclos, escolas secundárias e superiores, mas não são apenas os estudantes que terão direito a uma refeição amiga da saúde.
 
Os refeitórios dos hospitais de Coimbra também se juntaram à iniciativa, tal como diversos restaurantes, instituições de apoio social e cantinas de trabalhadores. No total, estão garantidos mais de 15.000 almoços, aos quais estará associada a distribuição de um toalhete com informações sobre a causa, os fatores de risco e a prevenção do cancro colorretal. 
 
“Um Almoço Saudável (para todos) em Coimbra” marca, aliás, o início da campanha nacional de prevenção deste tipo de cancro, um dos que mais mata em Portugal. “No homem, o cancro colorretal é a segunda causa de morte por cancro, após o cancro do pulmão, e na mulher é a primeira causa, tendo já ultrapassado a mortalidade por cancro da mama”, sublinha o presidente da LPCC, Carlos Freire de Oliveira. 
 
Prevenção passa por uma boa alimentação
 
Tendo em conta esta realidade, torna-se essencial prevenir o aparecimento da doença. Um dos meios para o fazer, a par do combate ao excesso de peso e do estímulo do exercício físico, é ter uma boa alimentação.
 
“No âmbito da prevenção primária é dado particular destaque à adoção de comportamentos saudáveis, entre os quais se destaca uma alimentação rica em fruta e legumes, pobre em gordura sobretudo de origem animal e uma redução do consumo de álcool”, explica o responsável. 
 
As ementas saudáveis que serão servidas nas mesas de Coimbra foram criadas considerando um conjunto de indicações nutricionais base determinadas pela Unidade de Nutrição e Dietética dos Hospitais da Universidade de Coimbra.
 
Entre as várias ementas à disposição, a LPCC destaca uma criada propositadamente pelo célebre Chef Chakall para a iniciativa, composta por um menu de peixe, um menu de carne e um menu de leguminosas, e que será preparada, com a ajuda do especialista, por estudantes da Escola de Hotelaria e Turismo da cidade.

[Notícia sugerida por Elsa Martins]

 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório