iliving&trends

Esqueça o plástico, o material do futuro é feito de cogumelos

Dizem que um bom mobiliário dura a vida inteira. De facto, nossos móveis "vivem" muito mais tempo que nós. E numa perspetiva ambiental, isto não é bom. Felizmente já temos novidades alternativas vindas dos alimentos.
Versão para impressão
O grupo de arquitetura e design Terreform ONE lançou neste mês de maio a “Mushroom Case”, uma poltrona futurista feita de cogumelos. O projeto sem fins lucrativos investe em técnicas de fabrico e tecnologias que não destruam os recursos naturais e que sejam sustentáveis. Isto contribui para a missão do grupo que é a de iluminar o futuro ecologicamente conectado às cidades através de designs inovadores.

Cada cadeira leva sete dias a ser produzida devido ao período de crescimento das cepas de fungos. Quando descartada, a peça pode ser introduzida numa compostagem comum onde será totalmente degradada. O material usado pelo grupo foi criado pela empresa norte americana Ecovative Design, e – além dos cogumelos – contém também sementes de algodão e resíduos agrícolas.

O produto não tem sabor agradável, mas não há problemas se for ingerido, o que é uma preocupação para quem tem crianças em casa. A fabricação utiliza oito vezes menos energia e dez vezes menos gás carbónico emitido que as embalagens de espuma convencional. Como o cogumelo cresce já na estrutura com a forma definida, não há gasto de moldagem da peça, só é necessário aquecê-la para que o fungo pare de crescer. Os criadores afirmam que o “cogumelo é o novo plástico” e, pelo visto, isto agora é verdade.

rodape_NatashaPadua_final_portal
 *Artigo escrito em Português do Brasil

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub