Saúde

Coentros: Portugueses descobrem novas propriedades

NULL
Versão para impressão
Investigadores portugueses da Universidade da Beira Interior descobriram que o óleo de coentros é tóxico para várias bactérias nocivas ao Homem, podendo eliminá-las. Estas substâncias poderão passar a ser utilizadas nas indústrias alimentar e farmacêutica.

Coriandrum sativum, o óleo essencial de coentros, tem, segundo este estudo, propriedades antibacterianas que podem atuar contra várias bactérias nocivas ao Homem, relacionadas com intoxicações alimentares e infeções hospitalares.

Nesta investigação, os cientistas colocaram o óleo em 12 estirpes bacterianas, tendo este atuado como bactericida para quase todas as bactérias testadas, à exceção da Bacillus cereus e da Enterococcus faecalis.

Os resultados deste estudo, publicado na revista científica Journal of Medical Microbiology, revelam que o óleo de coentros danifica a membrana que envolve a bactéria, destruindo a barreira entre a célula e o seu ambiente e inibindo processos essenciais como a respiração. Desta forma, a célula bacteriana acaba por morrer. o que leva à sua morte”.

Segundo a pesquisa, o óleo de coentros pode ter aplicações importantes nas indústrias alimentar e farmacêutica, encorajando o desenvolvimento de novos aditivos alimentares que contenham esta substância para combater organismos patogénicos de origem alimentar e prevenir a deterioração bacteriana.

O estudo, elaborado por Filomena Silva, Susana Ferreira, João Queiroz e Fernanda Domingues, intitula-se “Óleo essencial de coentros: a sua atividade antibacteriana e modo de ação avaliados por citometria de fluxo”. 

Clique AQUI para aceder ao estudo.

[Notícia sugerida por Ana Guerreiro Pereira]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório