Fitness & Bem-estar

CNN diz que cestos do Funchal são transporte ‘cool’

A televisão norte-americana CNN selecionou quais os sete transportes 'mais cool' de todo o mundo. Portugal não ficou de fora da seleção, com a Madeira a merecer uma distinção por causa dos seus famosos Carros de Cesto do Monte, que existem naquela re
Versão para impressão
A televisão norte-americana CNN selecionou os sete transportes 'mais cool' de todo o mundo. Portugal está entre os eleitos com a Madeira a merecer uma distinção por causa dos seus famosos carros de cesto do Monte, que existem naquela região desde 1850.

Estes carros, fabricados em vime e madeira, têm dois lugares e são controlados por dois carreiros vestidos com o típico traje madeirense. A viagem, que vai desde o Monte até ao Livramento, é feita em dez minutos, num percurso total de dois quilómetros, e os cestos chegam a atingir 80 km/h.

Os originais cestos surgiram pela primeira vez naquela região em 1850, e atualmente são apenas utilizados como atração turística, sendo “uma das rotas mais populares da região”, como explica o artigo da estação norte-americana.

O transporte madeirense surge nesta lista em quatro lugar, ficando atrás de atrações como o Rideau Skateway, em Ottawa, no Canadá; o Roosevelt Island Tramway, em Nova Iorque; e o Teleférico de La Paz, na Bolívia.

Outros transportes mencionados no artigo da CNN são o Central-Mid-Levels Escalator, em Hong Kong; o The Walberswick Ferry, de Sulfolk, no Reino Unido; e o CycloCable, na Noruega.

Veja abaixo um vídeo que acompanha uma a viagem nos carros de cesto do Monte, publicado em 2010 pelo utilizador Rui Carvalho, na plataforma de partilha de vídeos Youtube.

Notícia sugerida por Maria da Luz

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório