Cultura

Clérigos: Fundos europeus ajudam a reabilitar Torre

A Comissão de Coordenação da Região Norte (CCDR/N) garantiu, esta terça-feira, um apoio financeiro de 1,8 milhões de euros em fundos comunitários para a reabilitação da Torre dos Clérigos, no Porto, monumento que, em 2013, celebra 250 anos.
Versão para impressão
A Comissão de Coordenação da Região Norte (CCDR/N) garantiu, esta terça-feira, um apoio financeiro de 1,8 milhões de euros em fundos comunitários para a reabilitação da Torre dos Clérigos, no Porto, monumento que, em 2013, celebra 250 anos de existência. 
 
A reabilitação do monumento irá implicar um investimento total de 2,6 milhões de euros e parte deste valor será, agora, coberto por fundos europeus. O anúncio do apoio financeiro por parte da CCDR/N foi feito durante a cerimónia de apresentação pública da moeda de dois euros comemorativa da efeméride emitida pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda, que decorreu junto à Torre. 
 
A Torre dos Clérigos comemora, este ano, 250 anos de existência, assumindo-se como uma das marcas do período barroco mais importantes do país e estando classificada como monumento nacional desde 1910. 
 
A Irmandade dos Clérigos aproveitou o simbolismo da data para lançar um programa de celebrações para reforçar o valor deste que é um dos ex-líbris da cidade do Porto, celebrando um protocolo com a autarquia do Porto que prevê, entre outras medidas, a recuperação, requalificação, e divulgação do espaço e a abertura de um posto municipal de turismo (“i-point”) dentro do edifício. 

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub