Cultura

Cinema: Produções portuguesas premiadas no Brasil

O documentário "Nós na Rua", de Luís Margalhau, venceu o prémio de Melhor Documentário Estrangeiro e a curta "A Nau Catrineta", de Artur Correia, venceu a categoria de Melhor Curta Metragem de Animação Estrangeira, no 4º Festival de Cinema Curta Amaz
Versão para impressão
O documentário “Nós na Rua”, de Luís Margalhau, venceu o prémio de Melhor Documentário Estrangeiro e a curta “A Nau Catrineta”, de Artur Correia, venceu a categoria de Melhor Curta Metragem de Animação Estrangeira, no 4º Festival de Cinema Curta Amazônia, no Brasil.

O documentário do realizador português acompanha o dia a dia de quatro músicos e um bailarino de samba tradicional que atuam na baixa pombalina. Luís Margalhau regista os aplausos, as críticas e a reprovação das autoridades.

Luís Margalhau já esteve à frente de outras produções, incluindo os documentários “Peixe Miúdo”, “O Sal da Terra e do Mar” e “Voz do Mar”.

Quanto à curta animada de Artur Correia, trata-se de uma adaptação de um poema de Almeida Garrett que conta a história da nau que, em 1565, trouxe Albuquerque Coelho de Olinda desde o Brasil até Lisboa. A canção tornou-se um ícone das aventuras portuguesas em mar aberto na época dos Descobrimentos.

Em apenas 4 minutos, o Artur Correia não só conta este episódio da história portuguesa como também foca as profundas crenças cristãs dos nossos marinheiros.
 

A 4ª edição do Festival de Cinema Curta Amazônia terminou este sábado, em Porto Velho. O evento, que começou na segunda-feira passada, apresentou mais de 30 exibições, que promoveram e divulgaram curtas e longas-metragens nacionais e internacionais.

Notícia sugerida por Suzana Nobre

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub