Cultura

Cinema português em destaque na Irlanda

O 55º Corona Cork Film Festival, na Irlanda, vai ter um ciclo intitulado "Portuguese Focus" com 20 curtas-metragens portuguesas de realizadores consagrados desde o já histórico Manoel de Oliveira ao jovem João Salaviza com filmes que vão de 1931 a
Versão para impressão
O 55º Corona Cork Film Festival, na Irlanda, vai ter um ciclo intitulado “Portuguese Focus” com 20 curtas-metragens portuguesas de realizadores consagrados desde o já histórico Manoel de Oliveira ao jovem João Salaviza com filmes que vão de 1931 a 2010.

O próximo Corona Film Festival, cuja primeira edição aconteceu em 1956,
decorre de 7 a 14 de novembro na cidade irlandesa de Cork, e é um dos
festivais mais antigos e prestigiados da Europa .

De acordo com a organização do Festival, os filmes seleccionados “representam a riqueza da história do cinema de Portugal” e apresenta “novos realizadores entusiasmantes como Sandro Aguilar, Miguel Gomes, João Nicolau, Cláudia Varejão e Pedro Serrazina, entre muitos outros”.

Os festivais portugueses Curtas de Vila do Conde e IndieLisboa ou os realizadores Manoel de Oliveira e João César Monteiro são referências essenciais mencionadas pela organização do certame irlandês.

Manoel de Oliveira já foi distinguido em Cork em 1956 pelo filme “O Pintor e a Cidade” e vai ser agora homenageado com a exibição do seu primeiro filme, “Douro, Faina Fluvial” (1931), e “A Caça” (1964). João César Monteiro vai estar representado com “Passeio Com Johnny Guitar” (1995).

Os cineastas mais novos vão estar representados, por exemplo, com João Salaviza (“Arena”,Palma de Ouro em Cannes), Cláudia Varejão (“Um Dia de Frio”), Sandro Aguilar (“Voodoo”), José Miguel Ribeiro (“A Suspeita”), ou Regina Pessoa (“História Trágica Com Final Feliz”).

Na competição internacional do festival de Cork estão seleccionadas as curtas-metragens “Viagem a Cabo Verde” (José Miguel Ribeiro), “Mercúrio” (Sandro Aguilar), “O Estrangeiro” (Ivo Ferreira), “Um dia Frio” (Cláudia Varejão) e “Um Homem à Varanda” (Gonçalo Robalo).

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório