Cultura

Cinema: Portugal terá Academia de Artes e Ciências

Tal como em Espanha, França ou nos Estados Unidos, Portugal vai criar uma Academia das Artes e Ciências Cinematográficas, para aproximar o cinema português do público, premiar a produção nacional e promover estudos e trabalhos sobre o setor, noticia
Versão para impressão
Tal como em Espanha, França ou nos Estados Unidos, Portugal vai criar uma Academia das Artes e Ciências Cinematográficas, para aproximar o cinema português do público, premiar a produção nacional e promover estudos e trabalhos sobre o setor, noticia a agência Lusa.

“Queremos que o público se reveja no seu cinema e que os profissionais sejam reconhecidos”, referiu Paulo Trancoso, justificando assim a concretização do projeto do qual é promotor.

Portugal avança, assim, para a constituição de uma organização que já existe em países como os EUA, Reino Unido, França e Espanha, onde se atribuem prémios como os Óscares, BAFTA, Césares e Goyas, respetivamente.

Até ao momento, registam-se cerca de 150 inscrições para futuros membros. É o caso de Manoel de Oliveira, Maria de Medeiros e Joaquim de Almeida, assim como agentes de todas as áreas do setor – do guarda-roupa ao técnico de som. Espera-se  atingir os 200 para avançar com uma assembleia constituinte e aprovar os estatutos.

A Academia Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas será uma associação cultural sem fins lucrativos para promover o cinema português dentro e fora de portas. A sua formalização deve acontecer entre o final de abril e o início de maio.

[Notícia sugerida pelos utilizadores Milton Lima e Rita Santos]

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub