Cultura

Cinema: Estreias da semana [30 setembro]

Esta semana estreiam dois dos mais aguardados filmes portugueses: Filme do Desassossego, baseado no livro de Fernando Pessoa, e Embargo, de António Ferreira, realizador de Esquece Tudo o que te Disse. Destacam-se ainda Comer Orar Ama
Versão para impressão
Esta semana estreiam dois dos mais aguardados filmes portugueses: Filme do Desassossego, baseado no livro de Fernando Pessoa, e Embargo, de António Ferreira, realizador de Esquece Tudo o que te Disse. Destacam-se ainda Comer Orar Amar do criador das séries Glee e Nip/Tuck, Hachiko – Amigo Para Sempre – o melhor amigo do homem -, com Richard Gere, e o filme italino La Pivelina, de Tizza Covi, sobre uma menina abandonada que muda a vida da família que a acolhe.

Filme do Desassossego [2010], João Botelho – Portugal

Filme desassossegado sobre fragmentos de um livro infinito e armadilhado, de uma fulgurância quase demente mas de genial claridade. O momento solar de criação de Fernando Pessoa. A solidão absoluta e perfeita do EU, sideral e sem remédio. Deus sou eu!, também escreveu Bernardo Soares. Com Alexandra Lencastre, Catarina Wallenstein, Miguel Guilherme, Margarida Vila-Nova e Manuel João Vieira.



Comer Orar Amar [2010], Ryan Murphy – EUA

Liz Gilbert (Julia Roberts) é uma mulher moderna que, após o divórcio, decide fazer uma viagem pelo Mundo, de modo a redescobrir-se a si própria. Retira-se do trabalho pelo período de um ano e entra numa zona de risco, de forma a mudar a sua vida. Nos lugares exóticos que visita vive o simples prazer de comer em Itália, sente o poder da oração na Índia e, inesperadamente, descobre o amor em Bali. Baseado numa história verídica.

Daybreakers – O Último Vampiro [2009], Michael Spierig – EUA

O ano é 2019. Uma misteriosa praga devastou a Terra, transformando a maioria da população mundial em vampiros. Os humanos são agora uma espécie de segunda classe e em risco de extinção. Cabe a Edward Dalton (Ethan Hawke), um vampiro cientista que se recusa a alimentar de sangue humano, formular um substituto do sangue que possa alimentar os vampiros e poupar os poucos humanos que restam. Quando Audrey (Claudia Karvan), uma sobrevivente humana, o leva à descoberta médica de que necessita, Edward terá de lutar contra os da sua espécie numa batalha mortífera que decidirá o destino da raça humana.



Embargo [2010], António Ferreira – Portugal

Nuno (Filipe Costa) trabalha numa rulote de bifanas e inventou uma máquina que pretende revolucionar a indústria do calçado: um digitalizador de pés. No meio de um embargo petrolífero e deparando-se com uma estranha dificuldade, Nuno tenta obstinadamente vender a máquina, obcecado por um sucesso que o fará descurar algumas das coisas essenciais da vida. Quando fica estranhamente enclausurado no seu próprio carro e perde uma oportunidade única de finalmente produzir o seu invento, vê a sua vida embargada…

Hachiko – Amigo Para Sempre [2009], Lasse Hallström – EUA / Reino Unido

Este filme é uma adaptação de um famoso conto japonês sobre um fiel cão Atika chamado Hachiko. Este cão especial com a alcunha de Hachi, acompanha o seu dono Parker (Richard Gere), um professor universitário, todos os dias até à estação de comboios para o ver partir e retorna à estação para cumprimentá-lo ao fim de cada dia. A natureza emocionalmente complexa do que sucede quando esta sua rotina é interrompida faz da história de Hachi um conto intemporal; a fiel devoção de um cão ao seu dono revela que o mais simples dos actos pode tornar-se no mais grandioso gesto de todos.

La Pivelina – A Pequenina [2010], Tizza Covi – Itália

Asia, uma menina de dois anos abandonada pela mãe, é acolhida por um casal que trabalha no circo. Patty e Walter vivem num parque de rulotes nos arredores de Roma, onde um grupo de pessoas à margem da sociedade sobrevive ao Inverno com dificuldade. Com a chegada da pequena Asia, o ambiente decadente subitamente ilumina-se.



Na Senda dos Condenados
[2008], de Kari Skogland – Reino Unido / Canadá

Inspirado na autobiografia de Martin McGartland (Fifty Dead Men Walking), este é um thriller acção sobre o trabalho infiltrado de uma agente secreto para a Empresa Britânica de Serviços de Segurança, na Irlanda do Norte dos anos 80. Durante 4 anos, e até à sua traição e consequente descoberta, estima-se que McGartland (Jim Sturgess) tenha sido responsável pelo salvamento de mais de 50 homens.

Tamara Drewe [2010], de Stephen Frears – Reino Unido

Tamara Drewe – a adaptação da novela gráfica homónima – é a história de uma jovem mulher, uma jornalista sexy e divertida. Quando a sua mãe morre, deixa-lhe a casa na aldeia onde cresceu, o que a obriga a regressar e a reencontrar o passado – Tamara (Gemma Arterton) era um patinho feio mas soube reinventar-se e transformar-se numa mulher fatal (com uma pequena ajuda da cirurgia plástica). A sua chegada vai abalar profundamente a pequena aldeia.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório