Cultura

Cinema documental em Serpa [16 a 20 de junho]

O Cine-teatro Municipal de Serpa acolhe entre 16 a 20 de junho o Doc´s Kingdom 2010 - Seminário Internacional sobre Cinema Documental. Sob o mote Imagem-Arquivo a cidade de Serpa vai receber centenas de participantes para assistirem à exibição de fil
Versão para impressão
O Cine-teatro Municipal de Serpa acolhe entre 16 a 20 de junho o Doc´s Kingdom 2010 – Seminário Internacional sobre Cinema Documental. Sob o mote Imagem-Arquivo a cidade de Serpa vai receber centenas de participantes para assistirem à exibição de filmes e participar nos debates.

O Doc´s Kingdom vai contar com a presença dos realizadores Hartmut Bitomksy, Edgardo Cozarinky, Susana de Sousa Dias, Yervant Gianikian, Angela Ricci Lucchi. Os cineastas irão debater a Imagem-Arquivo a partir de filmes da sua autoria e o modo como exploraram este binómio nas suas obras.

De acordo com o diretor e programador do Doc´s Kingdom “a Imagem-Arquivo tanto pode ser uma imagem de arquivo como uma imagem nova, sem que o princípio se altere com a passagem de uma para outra. A Imagem-Arquivo pode ser uma releitura da História, ou da história do cinema e da arte, como acontece em Cozarinsky”.

Subjacente aos debates sobre este binómio estará ainda “a ideia de recolha, colecção, inventário, enquanto retorno a uma origem e, simultaneamente, impulso criador. O arquivo, ou seja, o espaço (re)fundador”, conforme se pode ler no site oficial.

A encerrar o Doc´s Kingdom 2010 no domingo terá lugar um programa especial de iniciação ao cinema apresentado pela Associação Os Filhos de Lumière. Serão apresentados filmes realizados este ano por alunos da Escola de Serpa.

Para conhecer toda a programação do Doc´s Kingdom 2010 – Seminário Internacional sobre Cinema Documental clique aqui.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório