Cultura

Cinema com mais espetadores na UE em 2009


As receitas de bilheteira nos cinemas da União Europeia registaram em 2009 um aumento do número de espetadores em relação ao ano anterior. A conclusão foi divulgada pelo Observatório Europeu do Audiovisual.

Versão para impressão
As receitas de bilheteira nos cinemas da União Europeia (UE) registaram em 2009 um aumento do número de espetadores em relação ao ano anterior. A conclusão foi divulgada pelo Observatório Europeu do Audiovisual.

Os dados revelam que a exibição cinematográfica no total de 27 países da UE rendeu no ano passado cerca de 6,2 mil milhões de euros, mais 12 % do que em 2008. A subida da receita terá sido em parte impulsionada pelo aumento do preço dos bilhetes para os filmes exibidos em 3D.

No total, 981 milhões de pessoas foram ao cinema em 2009 na UE, mais 6% do que no ano anterior.Portugal, Itália, Letónia e Finlândia foram as exceções na EU ao aumento do número de espetadores no cinema.

A produção de cinema europeu, em especial na Alemanha, também esteve em destaque em 2009 com um aumento do número de produções: 1.168 filmes e documentários contra os 1.140 de 2008.

O filme de animação “Idade do gelo 3” foi o filme mais visto em 2009 na Europa, com 40,2 milhões de espectadores. Seguiu-se “Harry Potter e o príncipe misterioso”, com 33,8 milhões de espetadores, “Up – Altamente” com 23,6 milhões de bilhetes vendidos e “Avatar”, 22,4 milhões de entradas.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório