Inovação e Tecnologia

Cientistas transferem 26 terabits num segundo

NULL
Versão para impressão
Cientistas alemães conseguiram estabelecer um novo recorde de transferência de dados através de uma tecnologia baseada num único laser de fibra óptica. Os investigadores do Karlsruhe Institute of Technology transferiram 26 terabits de dados – o equivalente a 700 DVDs – em apenas um segundo. O estudo foi publicado na revista Nature Photonics .

Segundo o comunicado do instituto alemão, os investigadores alcançaram este recorde através de uma técnica chamada “transformação rápida de Fourier”, em que um único feixe de luz é dividido em 325 cores diferentes, cada uma com a sua própria sequência de informações.

De acordo com um dos autores do estudo, Wolfgang Freude (na foto), citado pela BBC, a equipa fabricou também dois processadores óticos capazes de lerem as informações codificadas dos lasers.

O recorde anterior pertencia à mesma equipa que, no ano passado, conseguiu atingir a marca de 10 terabits nos seus laboratórios.

“Vinte e seis terabits por segundo são capazes de transmitir simultaneamente até 400 milhões de ligações ou todo conteúdo da biblioteca do congresso norte-americano em 10 segundos”, completa o pesquisador.

“Neste momento, o único limitador nas velocidades de transferência por fibra ótica são a quantidade de lasers disponíveis”, completa Freude, sublinhando que “redes de 100 terabits já foram demonstradas por outros laboratórios”.

“Mas a diferença é que nós contávamos com apenas um único laser, enquanto as outras experiências tinham 370, o que é incrivelmente caro e dispendioso”, explica.

Wolfgang Freude considera que a criação de sua equipa é um importante passo em direção a “uma nova geração de internet de alta velocidade para o futuro” e defende que o produto está pronto para comercializar.

Aceda AQUI ao comunicado oficial.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório