Saúde

Cientistas descobrem segredo da coragem

Uma equipa de cientistas em Israel pensa ter descoberto o segredo para ultrapassar o medo. Graças à identificação da região do cérebro chamada córtex cingulado anterior subgenual (sgACC) que se ativa quando as pessoas demonstram coragem, os cientista
Versão para impressão
Uma equipa de cientistas em Israel pensa ter descoberto o segredo para ultrapassar o medo. Graças à identificação da região do cérebro chamada córtex cingulado anterior subgenual (sgACC) que se ativa quando as pessoas demonstram coragem, os cientistas esperam conceber medicamentos para estimular essa mesma área.

Se assim se concretizar será mais fácil tratar incapacidades relacionadas com diversas fobias, conforme refere o jornal Daily Telegraph.

Na experiência levada a cabo, os voluntários foram divididos entre os que tinham medo de cobras e os que não. Depois os cérebros dos voluntários foram examinados com recurso a uma máquina de ressonância magnética funcional (fMRI, em inglês) que revelou padrões diferentes à medida que os voluntários se rendiam ou superavam o medo e mostravam coragem perante a presença de um tipo de cobra.

A atividade do sgACC aumentou de acordo com o grau de medo sentido à medida que a cobra lhes era aproximada apesar do medo que tinham de ultrapassar. O mesmo não acontecia cada vez que os voluntários se renderam ao medo.

Segundo Yadin Dudai, chefe da pesquisa no Weizmann Institute of Science em Rehovot, Israel,  os resultados “mostram a importância de manter níveis altos de sgACC para superar o medo permanente e apontam para a possibilidade de manipular essa região para tratar distúrbios que envolvem uma falha para superar o medo”.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório