Ciência

Cientistas criam rim a partir de células estaminais

Investigadores australianos criaram um pequeno rim em laboratório feito a partir de células estaminais. A descoberta pode melhorar as formas de tratamento da doença renal e testar a segurança de vários medicamentos.
Versão para impressão
Investigadores australianos criaram um pequeno rim em laboratório feito a partir de células estaminais. A descoberta pode melhorar as formas de tratamento da doença renal e testar, sem recurso a animais, a eficácia e segurança de vários medicamentos.
 
Trata-se de um rim do tamanho de um feto de cinco semanas e representa um avanço importante para desenvolver órgãos para transplantes. A investigação australiana, publicada na revista Nature Cell Biology, revela que a prevalência do estágio final da doença renal subiu para os 8% a nível mundial pelo que é urgente desenvolver estratégias de regeneração renal.

Em declarações ao canal ABC, Melissa Little, cientista do Instituto de Biociências Moleculares da Universidade de Queensland, Austrália, explica que a sua equipa conseguiu levar células embrionárias a produzir os tipos de células necessárias para desenvolver as complexas estruturas que existem dentro de um rim.

 
A criação do pequeno rim foi possível através do fornecimento de combinações calibradas de moléculas, designadas de “factores de crescimento”, as células estaminais. “O que criámos foi um conjunto muito mais complexo de células. Isto é um grande avanço em termos do que foi possível até à data”, afirma Melissa Little.
 
A investigação revela que a curto prazo os resultados podem vir a ser muito úteis para testar se os novos medicamentos são tóxicos para os rins e no futuro melhorar os tratamentos para pacientes com doença renal.
 
Os cientistas concluíram que os resultados são promissores mas que o uso regular deste método para produzir órgãos para transplantes deverá demorar ainda alguns anos.

Notícia sugerida por Patrícia Guedes e Maria da Luz

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub