Espetáculos e Exposições

Cientistas comprovam eficácia de ‘playlist’ no ginásio

Numa altura em que muitas das resoluções para 2014 passam por fazer mais exercício físico, a plataforma Spotify revelou a 'playlist' cientificamente provada como sendo eficaz no desempenho e cumprimento de objetivos no ginásio.
Versão para impressão
Numa altura em que muitas das resoluções para 2014 passam por fazer mais exercício físico, a plataforma Spotify revelou a 'playlist' cientificamente provada como sendo eficaz no desempenho e cumprimento de objetivos no ginásio.

A mesma tem por base a análise de mais de 6,7 milhões de playlists criadas para praticar exercício e revela ainda o tema 'Leaving You', de Audien com Michael S. é o preferido dos ouvintes portugueses para ir ao ginásio.
 

A iniciativa foi do próprio Spotify que pediu ao especialista de música para exercício e desporto Dr. Costas Karageorghis para criar a 'playlist' perfeita para fazer queimar ainda mais calorias. Para isso, em primeira instância, foram identificadas as faixas mais ouvidas pelos praticantes de exercício físico. 
 
De seguida, com base na popularidade das faixas ouvidas durante a prática de exercício e na análise científica que foi feita pelos especialistas a várias canções, a plataforma virtual criou uma lista de reprodução específica para os adeptos que exercício físico que queiram melhorar ainda mais a sua performance.

Eficácia cientificamente provada
 

No total, foram avaliadas mais de 6,7 milhões de 'playlists' diferentes. Os resultados revelam uma presença recorrente do tema 'Leaving You', de Audien featuring Michael S, nas listas dos portugueses. Segue-se 'From Nowhere', de Dan Croll, 'Do It', de Pitbull, e 'The Best Thing', dos We Are In Crowd. 
 
Além disso, os dados dão também a conhecer que, enquanto as mulheres preferem ir ao ginásio de manhã, os homens optam antes pela hora de almoço, sendo que as preferências destes últimos estendem-se por um vasto leque que vai desde clássicos como 'Eye of The Tiger', dos Survivor, até 'Till I Collapse', de Eminem. 

No caso das utilizadoras femininas, as escolhas número um recaem antes sobre música sincronizada, ou seja, cujo ritmo vá de encontro àquilo que estão a praticar. São exemplos clássicos modernos como 'Can't Hold Us' e 'Found Love', de Rihanna, ambos temas de pop e dance com padrões rítmicos que os tornam atrativos para acompanhar exercícios de movimentos repetitivos. 
 
Para incentivar ainda mais as resoluções de ano novo que passam pela prática de mais exercício físico, o Spotify associou-se a Costas Karagerorghis, especialista em Psicologia do Desporto e em Música para Exercício em Grupo da Universidade de Brunel, Londres, por forma a criar a 'playlist' ideal para este fim. 
 
A mesma é baseada na popularidade global das faixas bem como em canções que estão provadas representar um benefício positivo para a prática de exercício físico baseado no seu ritmo (bpm), estilo e conteúdo lírico.
 
“Quando sincronizamos os nossos movimentos com o ritmo da música, isto aumenta a intensidade do nosso exercício à medida que o cérebro vai ouvindo um ou dois BPMs além da nossa zona de conforto – isto aumenta o esforço físico com a característica de que a diferença de esforço será quase impercetível”, explica o especialista. 
 
A lista de reprodução do Spotify foi desenvolvida para coincidir com as faixas preferidas dos utilizadores para fazer exercício, começando com um warm-up, levando a faixas de maior intensidade para um treino que exige um esforço muscular maior, terminando com um warm-down. 
 
Foi também concebida de forma a deixar qualquer pessoa motivada no ginásio além da primeira semana de Janeiro.

Temas para suar e queimar mais
 

Pelo nome 'Ultimate Workout Playlist', o top 10 da nova lista de reprodução, cientificamente provada como sendo eficaz ao nível da performance física, é constituída por:

1. Roar – Katy Perry
2. Talk Dirty – Jason Derulo ft 2 Chainz
3. Skip To The Good Bit – Rizzle Kicks
4. Get Lucky – Daft Punk ft Pharrel Williams
5. Move – Little Mix
6. Need U 100% – Duke Dumont ft A*M*E
7. You Make Me – Avicii
8. Feel My Rhythm – Viralites
9. Timber – Pitbull ft Ke$ha
10. Applause – Lady Gaga

Oiça abaixo:
 


Além disso, as top dez músicas ouvidas durante a prática de exercício físico em Portugal são as seguintes:
 
1. Leaving You (Radio Edit) Audiene Michael S
2. From Nowhere – Live At Spotify Offices / 2013 – Dan Croll
3. Do It – Pitbull
4. The Best Thing (That Never Happened) -We Are The In Crowd
5. Evolved – Sex Ray Vision
6. Masquerade – Nicki Minaj
7. Nice To Meet You – Forever The Sickest Kids
8. The Monster – Eminem
9. United Kids of the World – Headhunterz
10. Tonight Is The Night – Outasight

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub