Ciência

Cientista portuguesa premiada nos EUA

Uma investigadora da Universidade do Minho acaba de ser distinguida com o "Best Paper Award", em Minneapolis, nos EUA. Cátia Silva foi premiada pelo trabalho desenvolvido na área da Instrumentação e Tecnologias de Medição.
Versão para impressão
Uma investigadora da Universidade do Minho (UMinho) acaba de ser distinguida com o “Best Paper Award”, em Minneapolis, nos EUA. Cátia Silva foi premiada pelo trabalho desenvolvido na área da Instrumentação e Tecnologias de Medição.
 
A portuguesa arracadou o título com o artigo “A fully integrated three-axis thermal accelerometer”, onde se propõe a desenvolver um micro-acelerómetro (sensor que mede acelerações) térmico constituídos à base de polímeros.
 
Segundo a autora, este sensor “melhorado” apresenta várias vantagens quando comparado com os já existentes. “É mais barato e fiável, conta com uma grande versatilidade de design e integra três eixos sensíveis num único microdispositivo”, explica em comunicado enviado pela UMinho ao Boas Notícias.

Desenvolvida em colaboração com o INL – Instituto Ibérico Internacional de Nanotecnologia, esta tecnologia poderá ser utilizada nas áreas da medicina, indústria e automação, onde existe uma procura constante de aplicações inovadoras.
 
No entanto, a jovem de 26 anos refere que o acelerómetro está na base várias aplicações utilizadas no dia-a-dia pelos cidadãos, nomeadamente smartphones, tablets e automóveis. 

“Esta distinção é uma valorização do trabalho que está a ser feito e uma motivação para o continuar. É maravilhoso saber que a minha investigação desperta interesse junto da comunidade científica e da sociedade”, confessa.
 
O prémio foi entregue na Conferência Internacional de Instrumentação e Tecnologias de Medição, em Minneapolis, nos EUA. 
 
Cátia Silva é mestre em Engenharia de Polímeros pelo Instituto de Polímeros e Compósitos da Universidade do Minho. A investigadora está atualmente a tirar o doutoramento em Ciências e Engenharia de Polímeros de Compósitos.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub