Inovação e Tecnologia

Ciência médica portuguesa tem portal internacional

NULL
Versão para impressão
A primeira base de dados que reúne todos os recursos e projetos de investigação científica e de empresas que atuam no campo da saúde em Portugal foi inaugurada, esta semana, no Porto. A iniciativa foi da associação portuguesa Health Cluster Portugal (HCP) e será a responsável pela gestão da SciencePortugal.

A plataforma foi criada para promover a ciência portuguesa na área da Saúde além fronteiras. Na SciencePortugal vai reunir-se o máximo de informação sobre instituições ou grupos de investigação que façam ciência na área médica.

Os grandes objetivos na base desta plataforma são tornar o trabalho dos cientistas portugueses mais conhecido e apresentar à comunidade internacional a investigação e os recursos tecnológicos disponíveis em Portugal.

A SciencePortugal quer também potenciar parcerias, dando a conhecer as áreas científicas, projetos e recursos dos centros de investigação e dos laboratórios portugueses da área da Saúde.

A base de dados irá ter também uma outra vertente em que disponibiliza equipamentos científicos para utilização de investigação por grupo ou instituições.

Assim, poderá existir um intercâmbio entre os investigadores, uma vez que existem várias instituições que têm determinados equipamentos que, neste momento, são apenas usadas a nível interno. A plataforma vem dar a possibilidade de alugar os equipamentos para projetos de pesquisa e investigação na área médica.

Estando disponível e acessível a todos, a SciencePortugal   vem permitir que as empresas e o público tomem conhecimento de forma facilitada e contínua do trabalho dos investigadores portugueses.

A atualização deste portal com informação científica fica a cargo das instituições e grupos de investigação. A HCP responsabiliza-se pela verificação e qualidade da informação, de modo a que credibilidade do SciencePortugal seja constante.

O projeto da elaboração da SciencePortugal contou com a colaboração de investigadores e responsáveis do Instituto de Medicina Molecular, do Instituto de Biologia Molecular e Celular, do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra e da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho.

Em resumo, a missão da HCP, com este projeto, é “tornar Portugal num player competitivo na investigação, conceção, desenvolvimento, fabrico e comercialização de produtos e serviços associados à saúde”.

Clique AQUI para aceder ao comunicado.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório