Ciência

Ciência: 7 mil artigos/ano publicados em Portugal

Portugal publica por ano 7.000 artigos científicos com relevância a nível internacional, o que significa uma média de 20 artigos por dia, segundo anunciou o ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago durante a III Gala da Ciência que decorreu est
Versão para impressão
Portugal publica por ano 7.000 artigos científicos com relevância a nível internacional, o que significa uma média de 20 artigos por dia, segundo anunciou o ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago durante a III Gala da Ciência que decorreu este fim-de-semana na Figueira da Foz.

“Sete mil artigos por ano é fazerem as contas, são cerca de 20 por dia. São vinte histórias que terminam naquele dia, às vezes são histórias de um, dois, três anos, investigações de cinco anos que terminam”, explicou o ministro citado pela agência Lusa.

Mariano Gago referiu que a publicação de artigos científicos na última década registou um “crescimento explosivo, o maior crescimento europeu”. Contudo, o trabalho destes investigadores e cientistas são pouco conhecidos para a maioria das pessoas.

“Era essencial sabermos (…) E realmente, só [sabem] os colegas de profissão, os que estão mais próximos deste meio”, lamentou o ministro.

Para o ministro estes investigadores são verdadeiros “heróis nacionais” ainda que a maioria não seja do conhecimento público.

[Notícia sugerida por Jorge Humberto Gonçalves]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório