Mundo

Cidades lusófonas ajudam a limpar Díli

A União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) está a promover operações de limpeza urbana e ações de sensibilização de moradores nos bairros da cidade de Díli, Timor-Leste. A iniciativa faz parte do projeto "Educar para a Prevenção Primár
Versão para impressão
[Foto © Nick Hobgood]
A União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) está a promover operações de limpeza urbana e ações de sensibilização de moradores nos bairros da cidade de Díli, Timor-Leste. A iniciativa faz parte do projeto “Educar para a Prevenção Primária em Saúde”.

As operações de limpeza, que envolvem os moradores, são acompanhadas de ações de sensibilização e campanhas de esclarecimento sobre doenças que são facilitadas por falta de higiene no espaço urbano e por ambientes de águas paradas, como a cólera, a malária e o dengue.

A primeira ação decorreu na freguesia (suco) de Caicoli. Os moradores foram sensibilizados para a necessidade de não deitarem lixo na ribeira e de manterem as suas casas sempre limpas, em complemento da limpeza semanal promovida pelo Governo, que é feita sobretudo nas ruas.

A campanha, que se vai repetir noutros sucos de Díli, faz parte de um projeto de cooperação para o desenvolvimento que visa concretizar um programa educativo de prevenção primária em saúde, que contribua significativamente para a promoção da saúde, saúde materna, combate de doenças infetocontagiosas e da mortalidade infantil, com a participação da população.

O projeto, dotado com um valor superior a 100 mil euros e denominado “Educar para a Prevenção Primária em Saúde”, envolve a realização de ações de formação e capacitação de agentes de desenvolvimento local, educação comunitária e fóruns públicos, sendo implementado pela UCCLA, em parceria com a Administração do Distrito de Díli e com a Fundação Oriente.

O projeto é financiado em 75 por cento pela União Europeia e em 25 por cento pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório