Ambiente Em Destaque

Cidades ecológicas para um futuro mais verde

A Semana Verde da UE irá mostrar como é que a UE está a trabalhar para as cidades e para os cidadãos.
Versão para impressão

A UE prepara-se para adotar novas normas relativas à gestão dos lixos, incluindo objetivos mais rigorosos de reciclagem de resíduos nas cidades e de redução da deposição em aterro, no dia 22 de maio – durante a Semana Verde da UE 2018! Trata-se do maior evento ambiental da Europa, que decorre entre 21 e 25 de maio, e que este ano terá como tema tornar as nossas cidades mais verdes.

As normas, que irão transformar o sistema de gestão dos lixos europeu no mais avançado do mundo, definem como objetivos que 55% de todos os resíduos urbanos sejam reciclados até 2025, 60% até 2030 e 65% até 2035. Outro objetivo é assegurar que apenas 10%, ou menos, dos resíduos urbanos cheguem aos aterros até 2035. A recolha separada de resíduos biodegradáveis será obrigatória até 2023. As normas irão ajudar as cidades a reduzir o lixo, aumentar a reciclagem e originar novas ideias para a reutilização de itens – tornando-se campeãs da economia circular.

As cidades lideram o caminho

Com as perspetivas de que 80% dos europeus vivam numa zona urbana até 2020, a pressão ambiental está em rápido crescimento nas cidades. Desde planos para uma maior neutralidade em termos de emissões de CO2 até um urbanismo sustentável, várias cidades – tais como as Capitais Verdes da UE e as Cidades Folha Verde da UE – estão a responder a estes desafios. A UE apoia a sua transição através de normas, ferramentas e financiamento.

A Semana Verde da UE 2018 é a oportunidade de descobrir como é que esta mudança pode ser concretizada.

O que é que a UE está a fazer

Através de eventos por toda a Europa e de uma grande conferência política em Bruxelas, a Semana Verde da UE irá mostrar como é que a UE está a trabalhar para as cidades e para os cidadãos. A semana será inaugurada oficialmente no dia 21 de maio, em Utrecht (Holanda), e encerrará no dia 25 de maio, em Madrid (Espanha). A Cimeira de alto nível Cidades Verdes da UE decorrerá em Bruxelas, entre 22 e 24 de maio.

Um dos focos da discussão será sobre como é que as normas da UE relativas aos resíduos, à água e ao ar podem ser aplicadas de forma mais eficaz, por exemplo, através da Agenda Urbana da UE. Algumas das parcerias nos termos da Agenda Urbana, tais como a Economia Circular, a Mobilidade Urbana e a Qualidade do Ar, tratam, especificamente, de matérias ambientais. Como colocar a sustentabilidade no centro dos processos de planeamento das cidades será outro foco das dezenas de sessões temáticas.

Para ajudar as cidades a desenvolver estratégias urbanas sustentáveis, a Semana Verde assistirá ao lançamento de uma nova Ferramenta Cidade Verde que irá permitir às cidades avaliarem o seu desempenho ecológico e classificarem-se a si próprias em comparação com outras cidades. É uma fonte de informação para ideias de urbanismo mais verde e sustentável.

Na noite de 23 de maio serão anunciados os prémios LIFE, em reconhecimento dos projetos LIFE mais inovadores, inspiradores e eficazes nos domínios da proteção da natureza, ambiente e ação climática.

Junte-se ao movimento

Diversos cidadãos estão a juntar-se ao movimento em defesa de cidades mais sustentáveis. A nível local, ações inspiradas pelo conceito da economia circular ganham tração, com a abertura de centros de reparações, um número crescente de iniciativas com vista à substituição do plástico e um aumento da jardinagem urbana.

Participe na Semana Verde da UE em eventos parceiros que decorrem por toda a UE, na nossa conferência política de alto nível em Bruxelas, na cerimónia de lançamento em Utrecht, na cerimónia de encerramento em Madrid ou online através do Twitter e da transmissão em direto.

 

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub