Cultura

Cidade do Rock revelada

A organização do Rock In Rio Lisboa revelou esta semana as infra estruturas da nova cidade do Rock que irá acolher a edição deste ano do festival. Um hotel, uma montanha-russa e o espaço downloader são apenas algumas das novidades.
Versão para impressão
A organização do Rock In Rio Lisboa revelou esta semana as infra estruturas da nova cidade do Rock que irá acolher a edição deste ano do festival. Um hotel, uma montanha-russa e o espaço downloader são apenas algumas das novidades.

No ano em que o festival comemora os 25 anos de existência, Roberta Medina, responsável da organização revelou ao Boas Notícias que o festival “tem um significado muito pessoal e profissional, num projeto com tantos anos e que é muito envolvente e divertido”. “Trabalhamos dois anos, o retorno é muito grande quando vemos o público a entrar” confessou a filha do mentor do festival.

A partir do dia 21 de maio os visitantes da cidade do Rock, no Parque da Bela Vista, em Lisboa, irão encontrar uma área de 200 mil metros quadrados com muitas novidades que manterão os espetadores ocupados durante os cinco dias de festival.

Em termos de transporte a organização garantiu juntamente com as transportadoras um horário alargado. O Metropolitano funcionará até às 04h da madrugada, a Transtejo terá o seu último barco a sair perto das 16h30, também a Carris terá as suas últimas carreiras a sair do recinto por volta das 04h da madrugada. Para quem viaja na CP e vem do Norte ou Sul do país a organização disponibiliza comboios especiais.

O recinto abrirá ás 16h e encerrará às 04h, exceção feita no dia 27 quando o recinto fecha portas às 23h30 por ser o dia da família.

80 artistas nos três palcos

No Rock in Rio vão atuar 80 artistas entre bandas e DJs espalhados por três palcos (Mundo, Sunset e Eletrónica). O palco principal tem 2.100 metros quadrados, 75 metros de comprimento e 25 metros de altura, 300 projectores e 400 toneladas de material, tudo para acolher no primeiro dia Shakira, John Mayer, Ivete Sangalo e Mariza. No dia 22 de maio Elton John, Leona Lewis, Trovamte, João Pedro Pais e 2 ManyDjs Live. 

Para o dia 27 de maio estão marcadas as atuações de Muse, Snow Patrol, Xutos e Pontapés e Sum 41, o dia 29 de maio, dia da família, atuam Miley Cyrus, Amy Macdonald, McFly e DZRT, para o último está marcado o dia de rock onde subirão ao palco os Rammstein, Megadeth, Motorhead e Soulfly.

No palco Sunset Rock In Rio o púbico encontrará várias atuações experimentais e inesperadas, entre as 17 e as 20h40. Neste palco com 30 metros de largura e 14 metros de altura atuam a 21 de maio os OqueStrada e Segredos de Portugal, Boss AC e Yuri da Cunha, Azeitonas e António Zambujo.Rui Veloso e Maria Rita + Toni Garrido, Tim e Mariza, Soulbizness e Zoey Jones darão música aos espetadores no dia 22 de maio.

Já no dia 27 a responsabilidade fica a cargo de Jorge Palma e Zeca Baleiro, Expensive Soul e Bluey + Incógnito e Omar, NuSoulFamily + Julie McKnight.No dia marcado para a família poderá assistir aos concertos de Luís Represas e Martinho da Vila, Tiago Bettencourt + Mantha e Tiê, Lúcia Moniz e Mister Lizard. Por fim no último dia o palco Sunset acolherá Ramp e Hail, More Than a Thousand e Convidado, Fingertips e Convidado.

A tenda Electrónica adquire este ano uma nova localização e estrutura, encontrando-se agora inserido numa tenda com 40 metros de diâmetro que pretende levar o “público para outra galáxia”.

A abertura deste espaço está marcado para as 21h00 e terá no dia 21 as atuações de DeadMau5, Calvin Harris Dj Set, Chris Lake, Diego Miranda e SoulMates feat Pedro Tabuada e King Bizz. Para o dia 22 o espaço ficará entregue aos DJs Major Lazer, Drop the Lime, Zombie Kids feat Aqeel, Jamie XX, Zombies for Money. John Digweed, Gui Boratto, The Twelves, Miguel Quintão e Tha Bloody Bastards feat Mad Mac e Nuno Lopes foram os convocados para atuar no dia 27 de maio.

No dia 29 de maio os sons dos DJs Dubfire, Dj Vibe, Audiofly, Davide Squillace e Tó Ricciardi irão invadir a tenda Eletrónica. Por fim no último dia a animação ficará a cargo de Green Velvet Live, Speedy J Live, Paul Ritch Live, Jim Masters, Jiggy e Heartbreakerz.

Robera Medina revelou ao Boas Notícias que um dos artistas que gostaria de ver no festival eram os “Coldplay mas estamos sempre desencontrados, porque quando eles estão em tournée não existe o festival e vice-versa”. Quanto aos artistas já confirmados Roberta demonstra alguma curiosidade em ver o regresso dos Trovante aos palcos.

Image and video hosting by TinyPic

Novos Espaços


Com o objetivo “de surpreender e de criar um parque de diversões gratuito” nas palavras de Roberta Medina as novidades em termos de espaços começa no Espaço Fashion que estará a cargo dos patrocinadores El Corte Inglês e Embratur, tendo capacidade para 350 pessoas por desfile, e contando com quatro desfiles diários.

O famoso Slide este ano dará a oportunidade a duas pessoas “voarem em simultâneo” em frente ao palco mundo a partir de uma altura de 14 metros de altura.

Estreia-se ainda este ano a Roda Gigante do Millennium BCP que proporcionará a 120 visitantes em simultâneo uma perspetiva sobre a Cidade do Rock e também sobre Lisboa.

Elevando as expetativas a organização do evento preparou para este ano a atração Free Fall da Vodafone, onde 12 pessoas de cada vez poderão experienciar uma queda livre de 16 metros de altura. Junto ao palco Mundo ficará ainda a Montanha Russa da Santa Casa com 400 metros de comprimento e capacidade para 40 pessoas, divididas por 10 cabines.

O Downloader do Sapo será outra experiência a causar certamente furor entre os espetadores, neste espaço poderá experimentar uma viagem onde assistirá a um filme em 3D acompanhado por diversos estímulos sensoriais. No final desta experiência os participantes vão ter uma visão privilegiada da Cidade do Rock. A viagem termina com uma queda a alta velocidade.

O recinto acolherá ainda o “Vodafone Hotel“. Esta é a primeira vez na história do evento que algumas pessoas do público vão ter oportunidade de dormir dentro do recinto, no conforto de um quarto de hotel.

O Espaço Millennium é outro dos espaços remodelados este ano, e o visitante poderá tirar uma fotografia com um sósia de Madonna, Bono Vox, Britney Spears, Prince e Kyllie Minogue, entre outros, as fotografias ficarão posteriormente expostas no site próprio palcomillennium.pt.

Também a restauração e a área village terão novidades a nível de novos espaços como a Pans and Company, KFC, ou mesmo um espaço de Beleza proporcionado pelas marcas O Boticário e Lúcia Piloto.

Rock in Rio no Brasil e na Polónia

Para o futuro o mentor do projeto Roberto Medina revelou ao Boas Notícias que o festival continuará a ter a versão portuguesa por mais tempo, no entanto “regressará já em 2011 ao Rio de Janeiro, num recinto que acolherá apenas 120 mil pessoas diariamente”.

“A marca Rock In Rio irá expandir-se ainda à Polónia, e se tivesse de escolher escolheria ainda Londres” no campo dos sonhos fica a possibilidade de “expansão aos cinco continentes”.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório