Ciência

Cidadãos podem ajudar investigação científica

O Ibercivis é uma plataforma ibérica que possibilita o desenvolvimento de investigações científicas através da computação voluntária: qualquer computador, em momentos de inatividade, pode ser usado para ajudar nas tarefas associadas a fins científico
Versão para impressão
O Ibercivis é uma plataforma ibérica que possibilita o desenvolvimento de investigações científicas através da computação voluntária: qualquer computador, em momentos de inatividade, pode ser usado para ajudar nas tarefas associadas a fins científicos.

Para participar, basta ter um computador ligado à internet e descarregar o programa BOINC (Berkeley Open Infrastructure para o Network Computing), a partir do site oficial do projeto Ibercivis. Em comunicado, a organização revela que os participantes podem escolher os projetos para os quais querem contribuir, garantindo ainda que o desempenho do computador não fica comprometido, já que as operações de cálculo são interrompidas logo que o utilizador retome a atividade informática.

A comunidade científica pretende, assim, aproximar-se do grande público. Ao mesmo tempo, o aproveitamento da capacidade de todos os computadores disponibilizados pelos voluntários constitui uma “poderosa ferramenta de cálculo” para as entidades científicas envolvidas.
 
Além de qualquer pessoa singular ser elegível para participar, também empresas, centros educativos, associações e instituições públicas podem tornar-se voluntários.

O projecto surgiu inicialmente em Espanha, sob a designação Zivis. Em 2009, por ocasião da Cimeira Luso-Espanhola, nasce finalmente o Ibercivis, fruto dos acordos de cooperação entre Espanha e Portugal.

A Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC), a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) e a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnologia (Ciência Viva) são alguns dos centros de investigação nacionais que integram o Ibercivis.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório