Sociedade

Cidadania europeia: Investigadora do Minho premiada

Filipa da Silva Fernandes, licenciada e mestre pela Universidade do Minho, venceu o Prémio Europeu António de Sousa Franco 2013, com a sua tese de mestrado. Um prémio que destaca trabalhos inéditos que ajudam a aprofundar a cidadania europeia.
Versão para impressão
Filipa da Silva Fernandes, licenciada e mestre pela Universidade do Minho, acaba de vencer o Prémio Europeu António de Sousa Franco 2013, com a sua tese de mestrado. Um prémio que destaca trabalhos inéditos de investigadores nacionai que ajudam a aprofundar a cidadania europeia. 

O galardão, no valor de 5.000 euros, será entregue no dia 9 de Maio, pelas 16h30, na Reitoria da Universidade de Lisboa. A investigação premiada intitula-se “Direito fundamental à ação e suas implicações no contencioso da UE pós-Tratado de Lisboa: por um mecanismo europeu de resgate dos direitos dos particulares”. 

 
Em comunicado de imprensa enviado pela Uminho ao Boas Notícias, Filipa Fernandes afirma que se sente muito motivada e feliz com este prémio: “Fiz a dissertação de mestrado com o cartaz do prémio colado na janela da secretária, como motivação. Projetei essa ideia, dei o máximo e tive a sorte de ser reconhecida”, diz Filipa Fernandes.

“O prémio deve-se ainda aos meus pais, sempre me motivaram, e a bons professores que tive, de Alessandra Silveira (orientadora) a Fátima Freitas (ensino primário). Prova também que há tempo para tudo – o estudo e uma vida social saudável”, acrescenta.
 

O júri – constituído pelo ex-ministro António Correia de Campos e pelos académicos Germano Marques da Silva e Jorge Miranda – elogiou a qualidade da investigação que se centra no estatuto da cidadania europeia e do direito às garantias necessárias para fazer valer os direitos subjetivos conferidos pelo direito da União Europeia. 
 
A autora da tese, uma vimaranense de 25 anos, já estagiou nas sociedades de advogados Vieira de Almeida e FSA. Colabora no Centro de Estudos em Direito da UE, na Universidade do Minho, e trabalha numa agência de comunicação em Barcelona, Espanha. 

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub