Ciência

Chuva de estrelas cadentes esta quinta-feira

Duram apenas breves segundos mas deslumbram quem tem a sorte de as apanhar a rasgar os céus. E ainda dão, para quem acredita, direito a um desejo. Na noite de 12 para 13 de agosto, dezenas de estrelas cadentes por hora poderão ser vistas a olho nú, g
Versão para impressão
Duram apenas breves segundos mas deslumbram quem tem a sorte de as apanhar a rasgar os céus. E ainda dão, para quem acredita, direito a um desejo. Na noite de 12 para 13 de agosto, dezenas de estrelas cadentes por hora poderão ser vistas a olho nú, graças a um fenómeno que ocorre todos os anos no mês de agosto.

A chuva de meteoros das Perseidas – assim denominada por estes meteoros surgirem a Nordeste, junto à Constelação de Perseus – são um fenómeno regular, que acontece todos os anos por volta do dia 12 de agosto, quando a Terra passa pelo rasto do cometa Swift-Tuttle.

A noite de 12 para 13 é o pico máximo deste fenómeno, mas as estrelas cadentes podem ser vistas uma semana antes e uma semana depois, até 24 agosto, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa.

Há vários fenómenos destes ao longo do ano, mas as Perseidas chamam a atenção por ocorrerem no verão, altura em que as pessoas estão sensibilizadas para atividades ao ar livre, e porque representam um número elevado de meteoros, sendo possível observar umas dezenas de estrelas cadentes por hora.

O ideal para observar este fenómeno é escolher um local afastado das luzes urbanas e com pouco edifícios para que o campo de visão possa abranger todo o céu, aconselha o observatório.

Noite de Estrelas Cadentes em Constância

Para comemorar o acontecimento, o Centro de Ciência Viva de Constância – Parque de Astronomia promove a iniciativa “Noite de Estrelas Cadentes”, a partir das 18h00 de quinta-feira.

A iniciativa começa às 18h00 com a palestra “Poderá uma estrela cair-nos em cima?” e prossegue às 21h00 com uma observação do céu real.

Além da observação das “estrelas cadentes” à vista desarmada, os visitantes do Parque de Astronomia de Constância poderão ainda usar os telescópios para olharem Vénus, Marte e Saturno. A participação é gratuita em todas as atividades.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório