Mundo

Chipre: Arqueólogos encontram vila com 11 mil anos

É em Klimonas, no Chipre, que ficam os vestígios conhecidos da vila mais antiga do mediterrâneo. Nas últimas escavações, concluídas em Junho, foram descobertas 20 estruturas arredondadas que datam de 9500 a.C.
Versão para impressão
Em Klimonas, no Chipre, arqueólogos franceses encontraram aquilo que acreditam ser os vestígios da vila mais antiga do mediterrâneo e talvez do mundo. Nas últimas escavações, concluídas em Junho, foram descobertas 20 estruturas de casas arredondadas que datam de 9.500 a.C.

As estruturas apresentam entre três a seis metros de diâmetro e assentam em pequenos terraços, esculpidos num declive virado para o mar, com paredes construídas com terra e fortalecidas com postes de madeira. O mais interessante, diz a equipa, está nas indicações do estilo de vida agrícola que será o vestígio de vida sedentária organizada mais antigo da região.

A título de comparação, a vila de Choirokoitia – Património Mundial da UNESCO e até recentemente o mais antigo assentamento conhecido do Chipre – só seria construída dois mil anos mais tarde, ou vinte séculos após o aldeamento de Klimonas.

Mas há mais: na vila neolítica Klimonas (que os investigadores pensam ter ocupado uma área com cinco mil metros quadrados) também foram descobertos ossos de cães e gatos, juntamente com ferramentas de pedra, objetos de caça e agricultura – o que sugere que os habitantes desta vila se dedicavam à caça de pequenas aves e javalis.

Os objetos são semelhantes a outros objetos do Neolítico, um período que teve início aproximadamente há 10 mil anos a.C, com a sedentarização do homem que passou a cultivar e criar animais em vez de caçar.

As escavações estão a cargo dos franceses François Briois e Jean-Denis Vigne e começaram há cerca de 5 anos mas só agora os resultados estão a ser divulgados ao grande público.

Notícia sugerida por Elsa Martins

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub