Saúde

Chip devolve visão a três pacientes

Uma nova cirúrgia realizada na Alemanha traz esperança para milhões de pessoas invisuais em todo o mundo. Três pacientes recuperaram parte da visão após uma cirurgia revolucionária que implantou um chip nas suas retinas. Os dois homens e a mulher que
Versão para impressão
Uma nova cirúrgia realizada na Alemanha traz esperança para milhões de pessoas invisuais em todo o mundo. Três pacientes recuperaram parte da visão após uma cirurgia revolucionária que implantou um chip nas suas retinas. Os dois homens e a mulher que se submeteram ao procedimento conseguiram distinguir formas e objetos poucos dias depois da intervenção.

A experiência é promissora, já que os resultados desta cirurgia foram muito mais significativos do que as outras tentativas de implantar um olho biônico em pacientes cegos.

Até agora, a tentativa mais bem sucedida tinha sido desenvolvida pelo neurocirurgião português João Lobo Antunes em parceria com o norte-americano William H. Dobelle. Este método consiste numa câmara e um transmissor acoplados a um par de óculos especiais que transmitem imagens captadas pela câmara para a retina.

Os pacientes que receberam o implante do chip conseguiram identificar frutas como uma banana e objetos como um garfo, uma faca e uma colher. Um dos pacientes, Mikka Terho, de 44 anos, da Finlândia,  conseguiu também andar pelo quarto do hospital sem esbarrar em móveis, viu a hora no relógio e diferenciou vários tons de cinza. 

Os três pacientes foram selecionados entre 11 pacientes do estudo que perderam a visão há pelo menos 5 anos por causa de uma doença chamada retinite pigmentosa, condição genética que destrói a retina e afeta , só em Inglaterra, cerca de 20 mil pessoas.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório