Mundo

China suspende novos caminhos de ferro

NULL
Versão para impressão
A China decidiu suspender todos os projectos de construção de caminhos-de-ferro até que as dúvidas sobre a segurança da rede ferroviária sejam esclarecidas, segundo anunciou hoje o governo.

O anúncio foi feito três semanas depois da ocorrência do segundo pior acidente ferroviário na China – o acidente mais grave ocorreu em 2008 –, em que a colisão de dois comboios de alta-velocidade na região de Wenzhou (este da China), provocou 40 mortos, no dia 23 Julho.

O governo anunciou também que mandou reduzir a velocidade dos comboios que circulem nas linhas férreas de alta velocidade recentemente construídas, onde vão ser feitos testes de segurança.

Apesar da grande aposta que tem sido feita no país em desenvolver a maior rede de caminhos de ferro de alta velocidade do mundo, o acidente de dia 23 de julho fez repensar esta política.

“Sentimo-nos profundamente culpados e consternados com esta trágica perda de vidas e de recursos”, referiu o ministro da Ferrovia, Sheng Guangzu numa declaração feita após a reunião do Conselho de Estado, conduzido pelo primeiro-ministro, Wen Jiabao.

[Esta notícia foi sugerida por José Freire]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório