Inovação e Tecnologia

China: Novo comboio atinge 500 km por hora

NULL
Versão para impressão
Já começaram os primeiros testes ao comboio de alta velocidade (TGV) que pode atingir velocidades superiores a 500 km/h. Se tudo correr bem, a China ficará com aquele que será o comboio mais rápido do Mundo.

O comboio, de seis carruagens e com formato aerodinâmico, foi desenvolvido e produzido pela CSR Sifang Locomotive & Rolling Stock CO., uma construtora de ferrovias chinesa subsidiária da CSR, com sede na cidade de Tsingtao na província de Shandong, no leste da China.

O veículo apresenta uma potência de 22.800 quilowatts, mais do dobro dos atuais comboios que fazem o percurso entre a capital chinesa, Pequim, e Xangai.

Ding Sansam, técnico-chefe da CSR, diz que o design do transporte foi inspirado numa antiga espada chinesa, segundo informação avançada pela agência oficial chinesa Xinhua. Nos trabalhos de carroçaria envolvidos na sua construção foram usados materiais plásticos reforçados com fibra carbónica.

A China tem já uma linha de alta velocidade a funcionar entre Xangai e Pequim, onde os comboios circulam a uma velocidade média de 329 km/h e percorrem os 1305 km que separam as duas cidades em cerca de 4h.

Em Xangai, os chineses construíram também uma linha futurista que liga o centro da cidade ao aeroporto, onde o comboio circula a uma velocidade máxima de 400 km/h e funciona com um sistema magnético, levitando sobre a linha, sem tocar nos carris.

Este país oriental é já um dos mais desenvolvidos na alta velocidade, detendo a maior rede mundial ferroviária, da qual 9.600 km foram construídos em apenas quatro anos.

[Notícia sugerida por Elsa Martins]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório