Negócios e Empreendorismo

China: Exportações de vinho português triplicaram

Nos últimos três anos, as exportações de vinhos portugueses para a China triplicaram, somando um total de 12.121 milhões de euros em 2012. De acordo com as alfândegas chinesas, os números continuam a crescer.
Versão para impressão
Nos últimos três anos, as exportações de vinhos portugueses para a China triplicaram, somando um total de 12.121 milhões de euros em 2012. De acordo com as alfândegas chinesas, os números continuam a crescer. 
 
Segundo informações avançadas à Lusa pelo delegado em Xangai da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Filipe Santos Costa, no primeiro semestre de 2013, as vendas de vinhos portugueses para aquele país “atingiram os 8,5 milhões de euros, o que indicia uma expetativa de crescimento de 40% para este ano”.
 
O responsável falava a propósito da feira do grupo Bright Food, a maior empresa alimentar da China, propriedade do governo municipal de Xangai e com cerca de 4.000 lojas e supermercados, que decorre até sábado e conta com a participação de quatro companhias portuguesas estabelecidas naquela cidade, duas das quais do setor dos vinhos (a Enoport e a Enoforum/Carmim).
 
Em 2010, as exportações de vinhos portugueses para a China estavam apenas nos 5,5 milhões de euros, mas, em três anos, o valor disparou. “A explosão da população urbana em curso na China proporciona um grande mercado para os produtos de consumo portugueses”, explicou Filipe Santos Costa. 
 
Só nos últimos dois anos, a população urbana chinesa aumentou cerca de 25 milhões, superando os 50% do total em 2011, e estima-se que continue a crescer ao mesmo ritmo ao longo das próximas duas décadas. Considerada a “capital económica da China”, Xangai é a maior e mais cosmopolita metrópole chinesa, com cerca de 23 milhões de habitantes.
 
De realçar que no certame organizado pela Bright Foods estão também presentes a Delta Cafés, através do seu importador, associado da empresa chinesa, e a SCIOKO, uma cadeia de restaurantes nacional conhecida pelos cachorros quentes, o frango no churrasco e o pastel de nata, lançada por jovens empresários no verão de 2012. 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório