Inovação e Tecnologia

China: Comboios poderão atingir 600 km/h

De acordo com o jornal China Daily, estão a ser desenvolvidos novos modelos de comboios de levitação magnética - conhecidos como "maglev" - que alcancem a velocidade recorde de 600 quilómetros por hora.
Versão para impressão
De acordo com o jornal China Daily, estão a ser desenvolvidos novos modelos de comboios de levitação magnética – conhecidos como “maglev” – que alcancem a velocidade recorde de 600 quilómetros por hora.

Esta nova tecnologia, semelhante à já utilizada num comboio similar que circula em Xangai, requer uma menor utilização de aço, comparativamente à quantidade empregue num comboio convencional.

Prevê-se que os novos maglev possam começar a funcionar dentro de dez anos, segundo Zhang Yaoping, um dos membros da equipa do laboratório estatal da Universidade do Sudoeste de Jiaotong, responsável pela pesquisa e desenvolvimento destes comboios. Contudo, a aplicação desta invenção depende agora da decisão do Ministério dos Transportes chinês.

Até agora, o único maglev do mundo em uso comercial é o que une o aeroporto internacional de Pudong, em Xangai, com os arredores da cidade [na foto].

Este é o comboio mais rápido do planeta e percorre os 40 quilómetros de distância da linha em menos de oito minutos, a uma velocidade de 430 quilómetros por hora.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório