Ambiente

China: Aumenta população de pandas gigantes

O programa de procriação assistida de pandas, desenvolvido na China, levou a um número recorde de nascimentos - foram registadas 19 crias este ano, graças à inseminação artificial. O número de pandas em cativeiro aumentou, assim, para 300, num país o
Versão para impressão
[Fotografia: © Associated Press]

O programa de procriação assistida de pandas, desenvolvido na China, levou a um número recorde de nascimentos – foram registadas 19 crias este ano, graças à inseminação artificial. O número de pandas em cativeiro aumentou, assim, para 300, num país onde apenas existem 1600 exemplares em estado selvagem.

Na semana passada foi a vez do nascimento de duas crias fêmeas gémeas, cujo estado de saúde não poderia ser mais animador.

A baixa taxa de fertilidade da espécie é uma das causas que dificulta o aumento da sua população; as fêmeas apenas têm três dias férteis por ano, o que faz com que o processo natural de reprodução seja pouco eficaz numa altura em que os pandas ainda estão ameaçados de extinção.

Desta forma, o trabalho desenvolvido pelos especialistas do Centro de Pandas de Wolong, na China, tem sido crucial para a manutenção da espécie em cativeiro. O objetivo é fazer com que esses exemplares de adaptem, posteriormente, à vida selvagem, repondo o equilíbrio e salvando os pandas da extinção, adianta a Associated Press.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório