Cultura

China apresenta obras de Siza Vieira no ciberespaço

A obra de design do arquiteto Siza Vieira, legendada em chinês, entrou esta semana no ciberespaço, através daquela que é a primeira app (aplicação) sobre "a criatividade portuguesa", a ser lançada por uma revista chinesa de especialidade.
Versão para impressão
A obra de design do arquiteto Siza Vieira, legendada em chinês, entrou esta semana no ciberespaço, através daquela que é a primeira app (aplicação) sobre “a criatividade portuguesa”, a ser lançada por uma revista chinesa de especialidade.
 
A nova edição vai, assim, “facilitar o acesso” àquela faceta de Siza Vieira no maior mercado mundial de comunicações móveis, gerando curiosidade e interesse pelas indústrias criativas portuguesas.

Quem o diz é Emanuel Barbosa, editor-criativo da revista 'Casa Internacional' ('Guo Ji Jiaju', em chinês), segundo o qual esta é a primeira de uma série de apps sobre design e criatividade portuguesa a ser editada pela publicação chinesa. 
 

Em Dezembro de 2012, a revista 'Casa International', com tiragem mensal e fundada há mais de uma década em Pequim, dedicou o número à arquitetura portuguesa, numa edição de 208 páginas, em chinês e inglês. “Não há dúvida que 'Desenhado em Portugal' significa 'Desenhado com Qualidade”, afirma o diretor , Chen Yuanhzeng. 
 
Galardoado em 1992 com o Pritzker Prize (o Nobel da Arquitetura), Siza Vieira é um nome muito conhecido e admirado entre os arquitetos chineses, nomeadamente por Wang Shu, o primeiro daquele país a ser distinguido com o prémio, há dois anos.
 
Mas “Xi Zha”, como lhe chamam, é também “um grande designer de Portugal”, refere a nova App ao apresentar as cadeiras, candeeiros, pratos, torneiras e dezenas de outras peças de design criadas pelo artista. Atualmente, mais de 400 milhões de chineses acedem à Internet através de smartphones, tablets e outros disponíveis móveis.

Notícia sugerida por Elsa Fonseca

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub